Como lidar com um colega de trabalho autoritário

Pessoas difíceis de conviver estão espalhadas por todos os lugares. Existem as arrogantes, intrometidas, nervosas, explosivas e autoritárias. Lidar com elas é uma forma…

Pessoas difíceis de conviver estão espalhadas por todos os lugares. Existem as arrogantes, intrometidas, nervosas, explosivas e autoritárias. Lidar com elas é uma forma de exercitar a tolerância e conhecimento dos próprios limites. No trabalho não é diferente. Quase sempre nos deparamos com um colega chato e autoritário. Pensando nisso, selecionamos dicas de como lidar com um colega de trabalho autoritário. Confira:

A autoritarismo por parte de colegas de trabalho é muito comum. (Foto: divulgação)

Colegas autoritários

Trabalhar com pessoas não é nada fácil. Isso significa ter que passar boa parte do tempo com colegas dos quais não temos afinidade ou não gostamos. Segundo especialistas, as pessoas que trabalham mais satisfeitas produzem mais. O autoritarismo no ambiente de trabalho é um problema muito comum. Alguns colegas aproveitam para despejar todo o serviço para o outro ou até mesmo porque se sentem superiores a eles.

Os colegas de trabalho autoritários, geralmente são agressivos e não são sensíveis aos argumentos racionais. Pressionam os colegas, dando mais trabalho e ficam furiosos quando os objetivos não são alcançados. Isso pode gerar prejuízos para o trabalho, já que os conflitos podem aumentar.

Colegas de trabalho autoritários geralmente são agressivos. (Foto: divulgação)

Veja também como lidar com colegas chatos de trabalho 

Dicas de como lidar com um colega de trabalho autoritário

1. Para conviver em harmonia com as pessoas autoritárias é preciso ter paciência e analisar seus próprios limites. Ver até quando você é capaz de suportar esse comportamento. Existem pessoas que entram em crises nervosas com a pressão do colega autoritário, por isso, é importante estabelecer limites;

2. Procure compreender o comportamento do outro. Converse com ele e fale sobre seu comportamento autoritário e que isso está lhe prejudicando. É melhor desabafar do que tolerar tudo;

Leia Também:  Decoração de casamento simples ao ar livre: fotos

3. Mostre para seu colega que suas funções são as mesmas que a dele e, por isso, devem ser tratados igualmente. Caso ele seja seu superior, procure dizer a ele que está pegando pesado demais e que isso tem atrapalhado seu desempenho;

4. Caso você já tenha dito para o colega sobre o que está acontecendo o melhor é pedir ajuda para o chefe para que converse com ele. Explique que está se sentindo pressionado pelo colega e que isso é algo ruim para você;

5. Procure resolver a situação da melhor forma possível para evitar os desentendimentos. Seja paciente, mantenha a calma, mas exponha suas ideias e pensamentos sobre o assunto de forma clara.

Seja paciente e procure lidar com a situação da melhor forma possível. (Foto: divulgação)

Veja também como cativar colegas de trabalho

Por mais que seja difícil mudar a situação, nenhuma pessoa deve se sentir humilhado ou desrespeitado por causa dos outros. É necessário ter coragem para assumir os riscos. Por isso, é preciso agir com calma e tranquilidade para que aos poucos o colega de trabalho deixe de ser autoritário.

Top