Como lidar com pensamentos negativos

Editorial MDT 03/04/2012 Bem Estar

Afaste os fantasmas dos pensamentos negativos com os positivos. (Foto: Divulgação)

Os nossos pensamentos podem atrair tanto acontecimentos positivos quanto negativos. Por isso, temos que afastar os negativos, pois eles poderão nos transformar em pessoas amargas, solitárias e tristes. Sendo assim, saiba como lidar com pensamentos negativos.

Se você é daquelas pessoas que acham que tudo vai dar errado, tanto no emprego quanto no relacionamento amoroso ou no jogo de futebol, está na hora de mudar o seu modo de pensar. O pessimismo nada mais é que a falta de autoestima. Portanto, se você age dessa maneira, dê mais valor ao que você sabe e pode fazer. Assim, você irá a qualquer lugar e lidará com qualquer pessoa com mais confiança e conseguirá ultrapassar todos os obstáculos sem problemas.

Para ter pensamentos positivos, é preciso ter bastante auto-controle. Para tanto, algumas técnicas são essenciais, principalmente a da respiração. Quando estiver muito nervoso e com muito negativismo no seu interior, inspire o ar lentamente até encher os pulmões e o diafragma. Segure o ar por uns 10 segundos e então o solte devagar. Faça esse exercício até que a sua mente fique livre desse tipo de pensamento. Se você tiver tempo, o ioga é um ótimo método de esquecer os problemas e não há contraindicações contra ele.

O ioga é uma técnica que ensina você a ter autocontrole sobre a sua mente. (Foto: Divulgação)

Alguns pensamentos negativos podem surgir repentinamente, mesmo em pessoas otimistas. São os casos de achar que o avião vai cair, que vai bater o carro ou que será atropelado. Eles geralmente surgem quando estamos sozinhos. Então, para afastar esses momentos, pense em algo agradável, respire fundo até que o seu coração desacelere e imagine-se chegando ao seu destino vivo e saudável.

Quando os pensamentos negativos surgirem, respire fundo e pense em algo bom. (Foto: Divulgação)

Em outros casos, os pensamentos negativos são direcionados a outras pessoas. Por exemplo, certa noite, você sonhou que o seu melhor amigo morreu. Ao acordar, o seu coração está aos pulos no seu peito e você está todo suado. Não há outra alternativa nessa hora senão ligar para esse amigo a fim de saber se ele está bem. Mesmo sendo apenas um sonho, ele impressiona bastante.

Para lidar com os pensamentos negativos, é preciso ter muito autocontrole ou eles dominarão a sua mente, transtornando a sua vida. Sendo assim, transforme-os em positivos e faça com que a sua vida se torne muito mais alegre, divertida e cheia de luz.

Outros artigos

Festa da Uva 2012 Vinhedo

26/12/2011

Festa da Uva 2012 Vinhedo

A bela cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo, atrai turistas há 52 anos por causa de sua tradicional "Festa da uva". Fundada no ano de 1945, a cidade hoje é ...

Livros de Pedro Bandeira

23/05/2013

Livros de Pedro Bandeira

Entre os livros de Pedro Bandeira destacam-se diversas obras voltadas para o público infanto-juvenil. Uma publicação que marcou muitas adolescentes é o livro A Marca...