Como lidar com os incômodos da gravidez

Editorial MDT 13/04/2012 Bem Estar

A gravidez é um momento que pode trazer muitos incômodos para a gestante.

Durante os nove meses de gestação as modificações que ocorrem no corpo da mulher podem provocar vários incômodos. Alguns são fáceis de serem resolvidos e necessitam de medidas simples. Para outros, é necessário ter muita paciência e tomar algumas iniciativas para amenizar o desconforto causado. Veja algumas dicas de como lidar com os incômodos da gravidez.

10 Dicas de como lidar com os incômodos na gravidez 

1.      Náuseas e vômitos: são os sintomas mais comuns logo no início da gravidez e geralmente se manifestam logo pela manhã. Uma forma de diminuir essa sensação é deixar algumas bolachas crocantes próximas da cama e comer quando ainda estiver deitada, esperando de 15 a 20 minutinhos para levantar.

2.      Enjoo: algumas mulheres quando vão escovar os dentes logo pela manhã sentem muito enjoo. Neste caso, o ideal é fazer a escovação mais tarde, quando já estiver se sentindo melhor.

O enjoo é um dos problemas mais comuns.

3.      No verão: as grávidas devem usar roupas mais frescas e leves neste período. Deve ser evitado o uso de calças jeans e optar por vestidos que proporcionam maior conforto. O uso de protetor solar a cada duas horas também é importante para evitar as terríveis manchas na pele, principalmente no rosto.

4.      Alimentação: a gestante não deve ficar muito tempo em jejum, para evitar hipotensão e hipoglicemia que podem causar até mesmo desmaios. A alimentação nesse período deve ser balanceada, leve, colorida, rica em frutas, legumes e verduras. O ideal é comer a cada 3 ou 4 horas, para evitar problemas.

5.      Evite alimentos industrializados: esses alimentos contêm conservantes e a maioria é rico em sódio, o que pode provocar quadros de pressão alta durante a gravidez.

6.      Tomar muita água: o ideal é consumir em torno de dois litros de água por dia. O consumo de sucos, sopas e alguns chás também são ótimas opções para manter-se hidratada. Ingerir bastante líquido ajuda a melhorar a sensação de calor excessivo e ainda previne os inchaços e a hipotensão.

7.      Exercícios físicos: são grandes aliados da boa disposição. Pratique as atividades nos horários mais frescos do dia. A hidroginástica e a caminhada são as mais indicadas, pois trabalham a musculatura e previnem os inchaços, sem riscos de quedas. Entretanto se houver sinais de fraqueza, fadiga, sede excessiva e mal estar, o médico deve ser procurado para melhor avaliação.

8.      Prisão de ventre: a grande quantidade de hormônios presentes durante a gestação deixa o intestino preguiçoso por causa do relaxamento muscular, desfavorecendo o movimento peristáltico. Para evitar a prisão de ventre o recomendado é ingerir bastante líquido e consumir alimentos ricos em fibras.

9.      Dores nas costas: São inevitáveis e crônicas. Elas ocorrem porque o bebê começa a se encaixar para o parto na região pélvica, forçando uma abertura na ligação entre os ossos. As contrações vão ficando mais fortes e as dores acometendo principalmente as costas. A melhor forma de amenizar as dores é fazer exercícios que melhorem as flexibilidades, como fisioterapias, hidroginásticas, iogas e pilates.

10.  Dificuldade para dormir: conforme a barriga vai crescendo torna-se cada vez mais difícil achar uma posição confortável para dormir. A primeira dica é dormir sempre de lado, usando um travesseiro entre os joelhos e com a barriga bem apoiada na cama. Apoie, de preferência, para o lado esquerdo, pois essa posição facilita o bombeamento do sangue do coração para a placenta, evitando o estresse do bebê.

A dor nas costas é muito comum no final da gravidez.

Ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e ingerir muito líquido são formas que mais aliviam o desconforto. A gestante pode reduzir os incômodos seguindo corretamente as dicas. O ideal é procurar ajuda de profissionais especializados para melhores orientações.

Outros artigos

Riachuelo Coleção Inverno 2011

25/03/2011

Riachuelo Coleção Inverno 2011

Riachuelo Coleção Inverno 2011 Quando o inverno começa a se aproximar as pessoas começam a se interessar pelas roupas e acessórios necessários para poder enfrenta...

Cancelar conta conjunta

19/03/2013

Cancelar conta conjunta

Muitos casais, após oficializar a união, resolvem abrir uma conta conjunta para juntar dinheiro e fazer grandes investimentos. Muitos apostam na compra da casa própr...