Como lidar com os e-mails grosseiros de trabalho

Mesmo com o desenvolvimento de novas mídias e das redes sociais, o e-mail continua sendo uma ferramenta importante. No ambiente de trabalho, por exemplo,…

Mesmo com o desenvolvimento de novas mídias e das redes sociais, o e-mail continua sendo uma ferramenta importante. No ambiente de trabalho, por exemplo, ele serve tanto para a comunicação interna quanto para a comunicação externa, facilitando o dia a dia de quem precisa entrar em contato com fornecedores, clientes etc.

Infelizmente, envio de mensagens indelicadas e até um pouco grosseiras é algo bastante comum no ambiente trabalho. (Foto: Divulgação).

O problema é que nem todos sabem se comunicar de maneira cordial. O envio de mensagens indelicadas e até um pouco grosseiras é comum no ambiente corporativo. Por isso, se não estiver preparado para enfrentar esse tipo de situação, elas podem afetar a sua produtividade.

Para evitar um constrangimento maior do que tais e-mails já podem causar, separamos algumas dicas que irão ajudá-lo a lidar com as mensagens rudes que aparecem em sua caixa de entrada. É só colocá-las em prática que você terá muito mais tranquilidade para contornar esse tipo de situação.

Veja também: Aprenda a lidar com pessoas que criticam demais.

Como lidar com os e-mails grosseiros de trabalho

Ao receber esse tipo de mensagem, você precisa manter a calma para não criar uma situação ainda mais constrangedora. (Foto: Divulgação).

1. Ao receber um e-mail grosseiro, nosso primeiro impulso é responder imediatamente. Entretanto, essa não é uma boa ideia, ainda mais se você costuma perder a paciência facilmente. O ideal é esperar o calor do momento passar para pensar em uma boa resposta com mais calma;

2. Para evitar o estresse de responder um e-mail grosseiro de maneira personalizada, crie respostas padronizadas, capazes de atender diversos assuntos. Neste caso, você só vai precisar mudar o nome do destinatário e o tema da mensagem. Uma sugestão interessante é elaborar um modelo ressaltando que está aberto a opiniões e que se sente muito pelo suposto mal entendido;

Leia Também:  Vagas de Emprego no Piauí 2010

Confira os cuidados que os profissionais devem ter na hora de enviar emails.

Ao se deparar com esse tipo de situação, não deixe que a grosseria alheia afete sua produtividade e acabe com o seu dia de trabalho. (Foto: Divulgação).

3. Você já deve ter ouvido aquele ditado “nunca responda o mal com o mal”. Saiba que essa regra vale para casos como esse. Ao invés ser tão rude quanto a pessoa que lhe enviou o e-mail, seja gentil e mostre os seus esforços em resolver o problema (apenas tome cuidado para não exagerar e parecer irônico);

4. Uma sugestão interessante é pedir a um amigo que ele opine sobre o assunto. A opinião de uma pessoa “neutra” pode até ajudar na elaboração da resposta e evitar que você escreva alguma bobagem.

Ao receber um e-mail grosseiro, o importante é não se abalar com a indelicadeza que possam ter cometido com você e prosseguir com o seu trabalho. Não deixe que uma mensagem tire sua concentração e afete sua produtividade. Tenha em mente que essa não é a última vez que você vai passar por esse tipo de situação, por isso, tente encará-la com naturalidade.

Top