Como lidar com o trabalho e a criação dos filhos

O trabalho, o trânsito e os estudos deixam muitos pais sem tempo para criar os seus filhos. Por isso, muitas crianças crescem sem base,…

Por Editorial MDT em 27/12/2011

Mesmo que estiver trabalhando em casa, mantenha os seus filhos por perto. (Foto: Divulgação)

O trabalho, o trânsito e os estudos deixam muitos pais sem tempo para criar os seus filhos. Por isso, muitas crianças crescem sem base, sem educação apropriada e sem limites. Deve haver um meio-termo na educação para que os filhos cresçam com responsabilidade, carinho e maturidade. Por isso, saiba como lidar com o trabalho e a criação dos filhos.

Assim que você deixar a porta do seu trabalho, livre a sua cabeça de problemas relacionados a ele e pense apenas nos seus filhos que te esperam ansiosamente na escola ou em sua casa. Então, quando estiver a sós com eles, não tenha vergonha e volte a ser criança, brincando com eles animadamente.

No entanto, se você estiver muito cansado, não adianta fingir que está gostando da brincadeira, pois as crianças são muito sensíveis à mentira e poderão se sentir culpadas ou mal-amadas. Sendo assim, use um método fácil de se fazer presente na educação dos seus filhos, sentando-se no sofá para assistir televisão e pedindo para que os pequenos brinquem próximos a você.

Entretanto, não é porque você trabalha o dia inteiro que vai permitir que os seus filhos façam o que quiserem. Para uma boa educação, é preciso saber dizer “não” quando necessário. Caso contrário, você estará criando adultos inseguros, tiranos e mimados.

Sente-se com eles e acompanhe-os nas tarefas de casa, mas sem fazer os exercícios por eles. O seu papel é o de orientador nesse momento e não o de um “fazedor” de tarefas. Na hora de dormir, leia um livro para eles, pois essa é uma boa forma de educá-los e estar mais próximo deles.

Oriente os seus filhos a fazerem as tarefas de casa e não as faça por eles. (Foto: Divulgação)

Contudo, se mesmo assim eles reclamarem da sua ausência, tenha uma conversa sincera, dizendo que precisa trabalhar para sustentá-los e para dar-lhes uma vida digna que você nunca teve quando era criança e complete falando que não fica tanto tempo fora porque não gosta deles, mas sim por amá-los demais.

Se as suas crianças ainda forem pequenas e precisarem de babás, escolha-as com cuidado e não deixe que elas saiam da rotina da casa. Portanto, oriente-as bem e diariamente verifique se os seus filhos estão bem fisicamente.

A escolha da babá dos seus filhos é essencial. (Foto: Divulgação)

Nos finais de semana, feriados e férias, viaje com os seus filhos sem se preocupar com o trabalho. Esse tempo será apenas de vocês. Então, brinque, corra, converse e se divirta muito com eles. Somente assim, eles saberão que são amados e que têm pais que realmente se preocupam com eles.

Top