Como Lidar com Filhos Adolescentes?

PUBLICIDADE

É muito bom ter filhos, porém, quando os mesmos chegam à adolescência, surgem muitos problemas, e a dúvida de muitos pais, principalmente dos que têm filho único, é de como lidar com os filhos na adolescência. Assunto que por sua vez, é muito polêmico.

Para lhe ajudar, viemos trazer algumas dicas de como lidar com filhos adolescentes, que são sugeridas por especialistas. Primeiramente é preciso que os pais tenham pulso firme, pois essa é uma fase de transição, onde surgem muitos conflitos entre os jovens e seus pais. A paciência também é outro dom que precisa ser muito utilizado, pois com firmeza e paciência, é possível conseguir uma convivência harmoniosa.

Nesse período, a maioria dos jovens se acha espertos, querem liberdade e muitos não tem limites. Mais a situação não é tão desesperadora assim, pois os pais que desenvolvem um bom convívio com seus filhos, tendo o diálogo constante e regras definidas, dificilmente terão grandes problemas nessa fase da vida.

PUBLICIDADE

Os adolescentes precisam de limites e regras, e quando essas são colocadas pelos pais ou responsáveis de forma clara e objetiva, tudo fica mais tranquilo. É necessário também, que os responsáveis estejam sempre atentos aos passos dos filhos, se interesse em saber quem são seus amigos, como é sua vida na escola, o que ele faz nas horas vagas, que realmente seja amigo dos filhos.  Tudo isso facilita a boa convivência e ajuda a resolver conflitos.

Os pais precisam impor condições para seus filhos. Eles precisam ser pessoas conscientes de seus direitos e deveres. Os filhos precisam estar cientes das dificuldades que por ventura a família esteja passando, precisam compartilhar todos os detalhes. Dessa forma, você ajuda seu filho (a) a ser uma pessoa responsável e equilibrada. Estipule limite para gastos, mesmo que eles possam gastar o que desejam. Eles precisam ter controle de suas finanças, pois nunca podemos prever o futuro. Precaução é a melhor maneira de ajudar na independência financeira dos adolescentes.

Além disso delimite horários, eles precisam saber dividir seu tempo entre escola, família, lazer, amigos, enfim, precisam colocar prioridade na vida. Não deixem que passem horas afim no computador ou telefone, os menores precisam de regras.

Todos os filhos, independente de estarem na adolescência ou não, precisam de pais amigos e companheiros. Os pais precisam compartilhar com seus filhos todos os assuntos, desde os mais simples, até os mais complexos.

PUBLICIDADE

O diálogo é a melhor forma de conviver com os filhos. Os filhos precisam confiar em seus pais, pois quando isso acontece, não há fase da vida, que vá atrapalhar o bom andamento familiar.

Esperamos ter deixado aqui dicas interessantes sobre como conviver com filhos adolescentes para você. Os filhos são nosso maior patrimônio, não podemos perdê-los para nada e nem ninguém.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.