Como lidar com crianças tímidas

A timidez é resultado de muita insegurança e dependência emocional. Por isso, as crianças tímidas geralmente são frutos da sua educação. Então, se você…

Por Editorial MDT em 29/02/2012

Crianças tímidas são muito dependentes e inseguras (Foto: Divulgação)

A timidez é resultado de muita insegurança e dependência emocional. Por isso, as crianças tímidas geralmente são frutos da sua educação. Então, se você tem filhos vergonhosos, saiba como lidar com crianças tímidas, pois isso as tornará adultos autônomos, seguros e independentes.

Algumas mães têm dificuldade em deixar as suas crianças com outras pessoas ou mesmo de deixá-las brincar com outras crianças. Desse modo, os pequenos ficam envergonhados e presos a um canto da sala quando há visitas ou quando vão a uma festa.

Sendo assim, para que os seus filhos deixem de ser tímidos, invista em contatos sociais, que podem ser feitos em parques, quadras municipais, cinemas, teatros e em excursões. As escolas também são muito importantes para o desenvolvimento social infantil. Portanto, se as suas crianças forem muito pequenas, coloque-as na escolinha por no máximo meio período, assim, elas poderão conhecer coleguinhas e terão que se desinibir para brincar com eles.

Mães superprotetoras também são grandes ‘fabricantes’ de crianças tímidas. Isso acontece porque elas não deixam que seus filhos façam nada. Portanto, eles ficam inseguros e dependentes delas, o que não é nada bom para o futuro deles.

Mães superprotetoras criam crianças tímidas (Foto: Divulgação)

Por isso, os pequeninos devem ser livres e aprenderem com a vida, porque haverá um dia que você não poderá estar ao lado deles e eles sofrerão demais por não terem aprendido como viver sozinhos. Isso não é sinônimo de não gostar, mas sim de amar. Desse modo, as crianças ficam mais extrovertidas e sociáveis.

Os pais podem ser grandes aliados para retirarem a timidez dos seus filhos. Para tanto, deixe que o seu marido também participe da criação deles e, mesmo que ache que ele está agindo errado, permita que ele vivencie os bons momentos com eles. Assim, a criança terá contato com pelo menos mais uma pessoa além de você.

Deixe que os seus filhos tenham vidas sociais ativas para perderem a timidez (Foto: Divulgação)

As crianças tímidas têm dificuldades em conseguir amigos, em se expressar e em atividades que exijam o contato social. Portanto, trate a timidez dos seus filhos o quanto antes, porque assim, eles sofrerão menos no futuro, sendo adultos seguros, sociáveis e queridos.

Top