Como lidar com chatos no Facebook?

O Facebook é a principal rede social do mundo. Só no Brasil, o site contabiliza mais de 75 milhões de usuários cadastrados. Esta ferramenta…

Por Isabella Moretti em 08/08/2013

O Facebook é a principal rede social do mundo. Só no Brasil, o site contabiliza mais de 75 milhões de usuários cadastrados. Esta ferramenta oferecida pela internet ajuda a fazer contatos profissionais, reencontrar amigos antigos e também representa uma poderosa fonte de entretenimento.

O Facebook pode se tornar um pesadelo quando se tem 'amigos' chatos. (Foto:Divulgação)

No Facebook, nem tudo são flores. Sempre existe algum parente ou conhecido chato que fica curtindo conteúdos desnecessários ou sobrecarrega o feed de notícias com informações desinteressantes.

O jornal britânico Daily Mail chegou a realizar uma pesquisa para descobrir quais são os 10 tipos de usuários mais chatos das redes sociais. Entre eles estão: o viciado em exercícios, o aficionado por comida, o compartilhador compulsivo e os jogadores que enviam convites para game todo dia.

Como lidar com os chatos?

Confira a seguir algumas dicas para lidar com os chatos do Facebook:

Deixe de ver os posts do ‘amigo’
Para cancelar a assinatura de um amigo é muito simples, basta clicar na opção “classificar” na postagem da pessoa e em seguida escolher “Cancelar assinatura de atualizações de status”. Este procedimento é anônimo, ou seja, o usuário não receberá um comunicado sobre o cancelamento.

A solução radical é excluir o contato. (Foto:Divulgação)

Exclua o contato
Se o usuário tem uma participação desagradável na rede social, a melhor forma de evitá-lo é excluindo de vez. Para desfazer a amizade, é necessário clicar no ícone ‘amigo’ e em seguida escolher a opção ‘remover dos amigos’. O usuário excluído continuará vendo as postagens de quem o removeu da lista de contatos.

Bloqueie o usuário que incomoda
Além de excluir, também é recomendado realizar o bloqueio para que o indivíduo não acompanhe as atualizações. É possível bloquear ao acessar o perfil da pessoa, escolher a opção ‘mensagem’ e clicar no item ‘Denunciar/bloquear’.

Cancele os jogos e aplicativos
Uma forma de evitar as atualizações de jogadores compulsivos é bloqueando a assinatura do jogo ou aplicativo. Desta forma, não será necessário deixar de receber as outras atualizações do amigo.

Para se livrar de um jogo ou aplicativo, basta clicar na setinha ao lado da publicação e escolher ‘ocultar todos por…’.

Fazer listas para configurar as permissões é uma opção. (Foto:Divulgação)

Invista nas listas
O Facebook permite elaborar listas para agrupar os amigos. Desta forma, fica mais fácil escolher o que as pessoas poderão visualizar ou não. Uma ideia interessante é reunir todos os chatos da rede social em uma única lista para estabelecer as restrições.

Top