Como lidar com as crianças que fazem xixi na cama

Até os 5 anos de idade, é comum que as crianças não consigam controlar a bexiga, porque o seu mecanismo urinário ainda está em…

Por Editorial MDT em 23/12/2011

O xixi pode atrapalhar o sono tranquilo das crianças (Foto: Divulgação)

Até os 5 anos de idade, é comum que as crianças não consigam controlar a bexiga, porque o seu mecanismo urinário ainda está em amadurecimento, e façam xixi na cama. Por isso, elas frequentemente acordam com a cama e a roupa molhadas. No entanto, se o seu filho tem mais de 5 anos e ainda molha a cama, ele pode ser portador de uma doença denominada enurese noturna, que é quando a criança faz xixi enquanto dorme. Então, saiba como lidar com as crianças que fazem xixi na cama.

criança que molha a cama durante a noite ficam constrangida porque já se acha grandinha e sabe que os seus coleguinhas já não fazem mais. Por isso, a sua auto-estima ficam baixa e ela tem vergonha de dormir na casa dos amiguinhos ou em acampamentos.

Há muitos motivos para que a criança tenha a enurese noturna, entre elas, alterações neurológicas, musculares, infecciosas ou psicológicas, problemas hormonais, alterações anatômicas ou problemas na bexiga, além de ser altamente hereditária. Portanto, se um dos pais teve esse problema quando criança, a chance do seu filho o ter é de 44% e, se ambos tiveram, a chance aumenta para 75%. Então, o primeiro passo para o tratamento é levar o seu pequeno a um pediatra para verificar se o caso é grave ou não.

Somente o pediatra poderá dizer o que realmente está acontecendo com o seu filho (Foto: Divulgação)

Se não o for, você poderá tratar o seu filho sozinha. Para tanto, comece com a sua alimentação. Evite dar alimentos que provocam irritações na bexiga ou prisão de ventre como café, refrigerante ou chocolate. Antes de dormir, controle a quantidade de líquido a ser ingerida pela criança. Além do mais, antes de ir para a cama, peça para que ela se sente na privada e espere todo o xixi sair para esvaziar completamente a bexiga.

Antes de ir para a cama, peça para a criança soltar todo o xixi que estiver dentro dela. (Foto: Divulgação)

Peça para que o médico explique ao seu filho como ocorre o processo urinário. Assim, ele vai saber como a água ingerida, seja na forma líquida quanto sólida, passa pelo seu organismo e sai em forma de xixi. Sendo assim, ele vai compreender porque deve beber menos líquido antes de dormir para não molhar a cama à noite.

Dê uma agenda à criança para que ela marque com carinhas felizes, adesivos ou estrelinhas os dias em que ela não fez xixi na cama. Isso lhe servirá como motivação e aumentará a sua auto-estima aos poucos. Para tanto, sempre que ela marcar o dia com um desses sinais, dê-lhe uma pequena lembrança, mas cuidado para não exagerar no presente.

A criança não faz xixi na cama porque quer. Por isso, não a castigue ou bata nela. Se isso acontecer, ela pode ficar ainda mais traumatizada e o seu problema pode aumentar. O que ela precisa é do seu carinho e atenção para ser tratada.

É comum que as crianças acordem com a cama molhada. No entanto, se o problema persiste além dos 5 anos, tenha cuidado, pois ela pode sofrer da enurese noturna. Então, ela precisará de mais atenção e carinho.

 

Top