Como lidar com a timidez

A timidez pode ser a maior inimiga na hora de conseguir um bom emprego, de ter uma boa profissão, de arrumar um bom parceiro…

A timidez atrapalha a vida pessoal e profissional das pessoas (Foto: Divulgação)

A timidez pode ser a maior inimiga na hora de conseguir um bom emprego, de ter uma boa profissão, de arrumar um bom parceiro ou até de ter um grande círculo de amigos para algumas pessoas. Por isso, é preciso deixá-la de lado para ter sucesso tanto na vida profissional quanto na pessoal, mas para tanto, é preciso saber como lidar com a timidez.

Algumas pessoas têm talentos natos, mas que não são expostos graças à timidez. Então, eles acabam sufocados porque esse sentimento não permite  que elas consigam falar sobre o que realmente sabem e conseguem fazer com facilidade, responsabilidade e rapidez.

O medo de falar em público é uma das manifestações da timidez (Foto: Divulgação)

Outras, não conseguem se aproximar das pessoas amadas simplesmente por engasgarem na hora de dizerem o que realmente sentem por elas. Por isso, passam o resto das vidas sozinhas e deprimidas.

Na escola e na faculdade, é comum que alunos inteligentes não consigam expor tudo o que sabem na frente da sala, por sentirem vergonha do que os colegas dirão da sua apresentação e tremem, esquecendo o que deveriam ter dito.

No entanto, a timidez tem cura, contanto que haja muita disposição e força de vontade do tímido. Em primeiro lugar, ele deve ganhar confiança, sabendo que pode vencer todos os obstáculos que aparecerem em sua frente. Sendo assim, ele terá certeza do que dirá e como agirá. Portanto, antes de ir à uma entrevista de emprego, à uma apresentação de trabalho ou a um encontro com a pessoa amada, treine bastante o seu discurso em frente ao espelho ou com alguém que tem confiança. Assim, você não engasgará na hora de dizer o que precisa, porém, não se esqueça de olhar nos olhos da pessoa com quem conversará para mostrar segurança e determinação.

Por causa da timidez, você pode ficar sem conquistar o amor da sua vida (Foto: Divulgação)

Assim, você ganhará algo essencial para vencer essa luta: a autoconfiança, que está dentro de você. Para tanto, é preciso descobri-la, perguntando-se o que você tem de melhor e o que pode ser mostrado para os outros a fim de surpreendê-los. No fim, você mesmo se surpreenderá com todo o seu potencial.

Leia Também:  Sinais do corpo que indicam uma mentira

Sendo assim, olhe para dentro do seu eu antes de ter medo de encarar o mundo. Somente desse modo, será possível vencer esse inimigo que te prende com tanta força. Portanto, encare aquela apresentação de trabalho, olhando nos olhos dos seus colegas de classe e do seu professor, fale com coragem com aquele gato ou aquela gata especial e não tenha medo de se aproximar das pessoas somente para puxar um papo gostoso, enquanto espera na fila do banco. Essa última dica, aliás, é um ótimo modo de perder a timidez aos poucos. Por isso, faça esse exercício todos os dias, em qualquer lugar.

A timidez pode ser vencida, contanto que você tenha disposição, coragem e determinação, pois não é de um dia para o outro que você deixará de ser tímido. Sendo assim, comece a encarar o espelho para um dia conseguir falar diante de várias pessoas.

Top