Como lidar com a paternidade precoce

Editorial MDT 27/06/2012 Especial Dia dos Pais

Ser pai, em qualquer idade, é algo muito especial.

Ser pai antes da hora pode acontecer. Não se esqueça de que a paternidade é uma das coisas mais importantes e belas da vida. Não fuja da sua responsabilidade, encare esse acontecimento como algo bom, pois é. Veja algumas dicas de como lidar com a paternidade precoce.

Agora serei pai

Não importa a sua idade, se aconteceu antes da hora, pense no seu filho que vai nascer. Ser pai é algo muito bonito e especial. Se você é ainda muito jovem, não tem problema, foque-se no crescimento do seu filho. Ele precisará muito da sua presença durante a vida. Agora você é alguém fundamental na vida do pequeno, por isso, faça o seu melhor.

É importante acompanhar a mãe durante a gravidez. Ela precisará do seu apoio e da sua presença. Quando o seu filho nascer, você perceberá e sentirá coisas que nunca imaginou sentir. Ser pai é algo muito especial e importante, não importa a sua idade.

É importante aprender a lidar com a responsabilidade.

Terei que crescer antes da hora?

Ser pai requer mais responsabilidades, mais seriedade com a vida. Mas não significa que você terá que pular muitas fases. Não deixe de lado as atividades que são prazerosas como jogar vídeo game, jogar futebol com os amigos, ir a festas. Porém, esteja ciente de suas responsabilidades. Tudo precisa ser equilibrado, pois agora você terá um filho para criar. Esse é um desafio pelo qual você precisa passar, e que no final será válido.

Como ser um bom pai

Para ser um bom pai é preciso acompanhar a gravidez e ajudar a mãe do seu filho na criação do pequeno. Aprenda a trocar fraldas, leia sobre crianças, converse com pessoas mais velhas que já são pais. Encare o nascimento do pequeno como algo bom, pois realmente é. Essa é sua chance de criar maturidade, de ser alguém melhor. Esqueça seus erros e foque-se na criança. Agora você tem um objetivo maior na vida.

Existem diversos livros que tratam da criação de filhos. Caso se sinta inseguro, ou queira aprender mais sobre essa etapa, veja nossas dicas:

  • Limites sem trauma, construindo cidadãos (Tania Zagury);
  • Educar sem culpa, a gênese da ética (Tania Zagury);
  • Os direitos dos pais (Tania Zagury);
  • Quem ama educa (Içamitiba);
  • Filhos Autônomos, Filhos Felizes (Cris Poli);
  • Educando Crianças Geniosas (Dr. James Dobson).

Curtir os filhos é muito importante e prazeroso.

Ser pai é algo muito especial, independentemente da sua idade. Pense sempre no seu filho que vai nascer e em como ser um bom pai. Essa é sua chance de ser alguém melhor. Faça o seu máximo para aquele pequenino ser que vem, em partes, de você. Ele é uma parte sua nesse mundo.

Outros artigos

Risoto de abobrinha

06/06/2012

Risoto de abobrinha

A abobrinha é um legume ideal para ser consumido por quem está de dieta. Pode ser servida em saladas, cozida, refogada, assada, grelhada ou até frita. Em 100 gramas,...

Funções da vaselina na sua beleza

07/10/2014

Funções da vaselina na sua beleza

Funções da vaselina na sua beleza que você nem imagina pode te deixar mais linda com uma facilidade maior. A vaselina é conhecida como um lubrificante, que pode ser ...