Como lidar com a morte de seu animal de estimação?

Há pessoas que se apegam tanto ao seu animal de estimação que ele fica sendo como um membro da família. Por isso, ele ganha…

Há pessoas que se apegam tanto ao seu animal de estimação que ele fica sendo como um membro da família. Por isso, ele ganha presentes, dorme na mesma cama que o seu dono, recebe as visitas e tem alimentos especiais por ser o melhor amigo dos moradores da casa. Então, quando ele morre, é como se um ente muito querido tivesse deixado esse mundo. Se você ou alguém da sua família está passando por esse momento triste, saiba como lidar com a morte de um animal de estimação.

A maioria dos animais de estimação vive menos que os humanos. Gatos, cachorros, pássaros, peixes e hamsters têm vidas curtas. Portanto, desde o momento em que você adquire um desses animais, saiba que eles um dia irão partir. No entanto, não é preciso se afastar dele ou ter menos carinho por ele. Dê-lhe o melhor de si para que quando chegar a hora dele, você não se arrependa de não tê-lo amado o necessário. Assim, você terá apenas boas recordações do seu bichinho querido.

Do mesmo modo que acontece durante o luto por causa de uma pessoa querida, somente o tempo fará com que a dor se amenize. Não é de um dia para o outro que você se esquecerá que o seu animal existiu. Portanto, é necessário dar tempo ao tempo para continuar a viver normalmente. Para tanto, continue fazendo as suas tarefas diárias como ir à escola, trabalhar, fazer os trabalhos domésticos e outras.

Tudo o que pertenceu ao seu animal de estimação deve ser doado para que a presença dele não seja tão constante na sua casa. Enquanto você estiver com ele em mente, ele não conseguirá descansar em paz. Portanto, deixe-o partir livremente com as coisas que lhe pertenceram.

Leia Também:  Caveiras – Estampas e Acessórios

Entretanto, deixe sempre uma foto do seu amiguinho exposta em sua casa. Desse modo, você poderá se lembrar de todos os ótimos momentos que teve com ele e, o que um dia foi uma dor insuportável, será uma maravilhosa recordação. Sendo assim, você terá muitas histórias sobre ele para contar para os seus amigos e as visitas que forem à sua casa.

No entanto, se quem estiver sofrendo for uma criança, a situação pode ser mais complicada. Por isso, você precisará de mais sensibilidade para lidar com essa perda. Assim que o animal falecer, converse seriamente com a criança, explicando-lhe que o seu amiguinho partiu para o céu dos animais e que lá, ele será muito feliz, pois estará com os outros bichinhos que morreram. Acalme-a com carinho e, se ela aceitar, compre-lhe outro animal de estimação.

Para lidar com a morte do seu animal de estimação, é preciso deixar o tempo passar para que a ferida cicatrize. Assim, você poderá continuar a levar a sua vida normalmente e o seu bichinho conseguirá descansar em paz, mas sem sair da sua memória.

 

Top