Como lidar com a inveja

A inveja é um sentimento presente em quase todas as pessoas e já foi tema de várias histórias famosas como a de Caim e…

Por Editorial MDT em 27/12/2011

Até as crianças sentem inveja. (Foto: Divulgação)

A inveja é um sentimento presente em quase todas as pessoas e já foi tema de várias histórias famosas como a de Caim e Abel da Bíblia em que Caim matou o seu irmão por desejar o que não tem. Porém, a maioria das pessoas nega ter esse sentimento, temendo-o por ser muito vil, feio e proibido. Com o passar do tempo, uma outra palavra começou a ser usada em seu lugar para amenizá-la: o ciúme, que não a descreve como deveria. Então, se você é invejoso ou sente que alguém o inveja, saiba como lidar com a inveja.

Nem sempre a inveja é um sentimento negativo. Ela apenas o é quando se torna doentia e faz com que você queira destruir o alvo de sua inveja, espalhando calúnias sobre a pessoa invejada.

No entanto, muitas vezes a inveja faz com que as pessoas prosperem na vida por quererem o que a outra pessoa tem de bom. Desse modo, o invejoso aprende como conseguir ser uma pessoa melhor através do exemplo recebido.

Portanto, se você sente inveja de alguém, não esconda esse sentimento e não sinta culpa por isso. Então, aproxime-se da pessoa invejada e pergunte-lhe como ela conseguiu o que tem. Desse modo, você poderá se espelhar no seu exemplo e conseguir o que tanto deseja seguindo as suas dicas.

Não se doa de inveja, mas conheça a pessoa invejada de perto. (Foto: Divulgação)

Contudo, em algumas vezes, o objeto desejado está fora da sua realidade. Por isso, aceite a situação e deseje que um dia você possa tê-lo de uma forma honesta e sincera. Porém, isso não quer dizer que você seja inferior que o outro, mas sim que você tem uma história de vida diferente.

Agora, se você é alvo de inveja, talvez esteja se mostrando demais. Por isso, seja sempre discreto e não espalhe para todos as suas conquistas, principalmente se forem materiais e financeiras, pois isso realmente desperta a inveja de muitas pessoas.

Mas se esse não é o seu caso, seja compassivo com o invejoso, porque, mesmo que ele o menospreze, não quer dizer que ele não goste de você, mas sim que ele te admira além da conta. Desse modo, tente ver as qualidades dele, falando para ele sobre as suas qualidades em forma de elogios sinceros. Assim, você poderá conquistar o respeito e a amizade dele e o que era inveja poderá se tornar uma admiração benéfica.

Todos são sujeitos a sentirem inveja, mesmo que seja sem querer. (Foto: Divulgação)

Nenhum ser humano está livre da inveja, pois ela é inerente ao homem, que sempre deseja ter o que não tem, não importa que seja homem, mulher, rico, pobre, adulto ou criança. Sendo assim, devemos aprender a lidar com a inveja para sermos mais felizes e complacentes.

Top