Como lavar o cabelo depois do banho de mar ou piscina

Durante o verão, o cabelo necessita de cuidados especiais. Nesta temporada de calor e sol forte, as pessoas costumam tomar banho de mar ou…

Por Isabella Moretti em 07/01/2013

Durante o verão, o cabelo necessita de cuidados especiais. Nesta temporada de calor e sol forte, as pessoas costumam tomar banho de mar ou mergulhar na piscina, dois hábitos que prejudicam a beleza e a saúde dos fios.

Durante o verão, o cabelo fica mais exposto e necessita de cuidados especiais. (Foto:Divulgação)

Cuidados com o cabelo no verão

Nos dias de verão, é normal o cabelo ficar exposto à ação dos raios solares, do cloro e da água salgada. Estes agentes acabam abrindo a cutícula dos fios e causam uma série de danos na estrutura capilar.

Quem vive na piscina ou no mar e não cuida do cabelo direito pode enfrentar sérios problemas. As madeixas danificadas normalmente ficam opacas, quebradiças, ressecadas e sem brilho. Para evitar que o cabelo adquira estas características é importante incluir alguns cuidados na rotina.

Para que o cabelo não sofra com os males do verão, os cuidados começam antes mesmo de ir à praia ou piscina. Para formar uma camada protetora, é necessário aplicar algum produto que possua filtro solar na composição.

Saiba mais: Como cuidar do cabelo antes e depois da praia

Lavar o cabelo depois do mar ou da piscina

O cabelo deve ser lavado logo depois do banho de mar ou piscina. (Foto:Divulgação)

Depois de passar uma tarde refrescante na piscina ou na praia, a pessoa deve correr para o chuveiro e tomar um bom banho de água doce. A ducha vai remover os resíduos de sal ou de cloro, evitando assim problemas típicos como pontas duplas e fios ressecados.

Os cabelos devem ser lavados logo depois do mergulho, afinal, se a mulher aguardar a secagem ao ar livre, deixará os fios secos e mais danificados ainda. Para não precisar voltar para casa e tomar banho, vale a pena levar uma garrafinha com água doce para enxaguar as madeixas.

Ao chegar em casa, a pessoa que se deliciou com o mar ou com a piscina deve tomar um banho caprichado. Para lavar os cabelos, ela deve usar xampu e condicionador para o seu tipo de fio. Caso as madeixas estejam ressecadas, é recomendado aplicar uma máscara para promover a hidratação. Para finalizar a lavagem, os especialistas recomendam a aplicação do leave-in com filtro solar.

Muitas mulheres evitam mergulhar na piscina ou no mar por medo do cabelo ficar verde. Para evitar este tipo de efeito na coloração dos fios, é recomendado usar um xampu anti-resíduos para minimizar os danos.

Usar um pente para desembaraçar é uma boa opção. (Foto:Divulgação)

Depois de lavar o cabelo adequadamente e remover os resíduos, é necessário desembaraçar os fios com um pente de madeira com dentes largos. O uso da escova deve ser evitado, pois ela deixa as madeixas quebradiças.

Quando o verão chegar ao fim, é recomendado procurar um salão de beleza e fazer um tratamento especial para reconstruir e hidratar os fios.

Veja também: Cuidados especiais com cabelo no verão

Top