Como lavar bichos de pelúcia Como lavar bichos de pelúcia

Como lavar bichos de pelúcia

Os bichinhos de pelúcia são grandes aliados da decoração de quartos infantís e são os queridinhos das crianças. Porém, eles podem acumular pó e…

Por Editorial MDT em 29/11/2012

Os bichinhos de pelúcia são grandes aliados da decoração de quartos infantís e são os queridinhos das crianças. Porém, eles podem acumular pó e por isso são as principais causas de alergias respiratórias nos pequenos. Sendo assim, é indispensável mantê-los limpos para que não prejudique a saúde das crianças. Conheça algumas dicas de como lavar bichos de pelúcia.

Os bichos de pelúcia devem ser bem limpos para evitar problemas de saúde. (Foto: divulgação)

Importância da lavagem dos bichos de pelúcia

Além da poeira, dos ácaros, os bichos de pelúcia são usados pelas crianças como brinquedos e muitas vezes são arrastados pelo chão, entrando em contato com diversas bactérias. Por isso, é indispensável lavar os bichos de pelúcia para retirada de sujeiras e micro-organismos que possam prejudicar a saúde do seu filho.

O intervalo entre as lavagens não deve ser maior do que seis meses. Porém, é importante verificar se a pelúcia está em estado íntegro. Para manter um cuidado maior, pode-se lavar a cada 15 dias ou sempre que necessário. A dúvida que sempre surge é como lavar o bichinho de pelúcia, no tanque ou na máquina?

Apesar de o fabricante não indicar nenhuma das duas opções, a maioria das mães fazem isso e não apresentam problemas. A lavagem na máquina oferece a opção de centrifugação, que evita que os bichos de pelúcia fiquem com cheiro de mofo. Já lavar no tanque, permite uma lavagem mais delicada, evitando danos as costuras e colagens.

Os bichos de pelúcia devem ser lavados com cuidado. (Foto: divulgação)

Veja também baú para brinquedos, modelos e preços 

Dicas de como lavar bichos de pelúcia

1. Lavagem na máquina:

  • O ideal é colocar o bicho de pelúcia dentro de um saco para lavagem de roupas delicadas, para evitar o atrito com as pás da máquina. Outra opção é colocar dentro de uma fronha para lavagem.
  • A lavagem deve ser feita em modo suave de lavagem e aplique sabão em pó;
  • Quando acabar a lavagem, deixe o bicho de pelúcia secar na sombra, pois o sol pode deixar odor.

2. Lavagem à mão:

  • Coloque em uma bacia, água e sabão em pó até que forme espuma. Molhe-o delicadamente e não deixe encharcá-lo.
  • Utilize uma esponja macia ou use as mãos para espalhar a espuma pelo brinquedo.
  • Esfregue delicadamente e exangue. Não torça o bicho de pelúcia para não estragá-lo.
  • Utilize um pano para retirar o excesso de umidade e coloque para secar na sombra.

    A lavagem das pelúcias deve ser feita no mínimo a cada seis meses. (Foto: divulgação)

Veja também brinquedos reciclados, como fazer 

A lavagem dos bichos de pelúcia deve ser feita de maneira delicada para que não estraguem e se tornem ainda mais perigosos para a saúde das crianças. Após a lavagem é preciso verificar o estado do brinquedo, caso haja danos eles deve ser substituído por um novo. Aposte nas lavagens a mão, pois são mais delicadas e oferecem menos riscos de estragos.

Top