Como justificar o voto no segundo turno

Está programado para o dia 28 de outubro o segundo turno das eleições municipais 2012, que vai acontecer em 50 cidades do Brasil, com…

Por Andre em 29/10/2012

Está programado para o dia 28 de outubro o segundo turno das eleições municipais 2012, que vai acontecer em 50 cidades do Brasil, com mais de 200.000 eleitores registrados, nas quais nenhum dos candidatos a prefeito atingiu a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, 50% mais um.

Quem não estiver em seu domicílio eleitoral no dia do segundo turno das eleições deverá justificar a ausência (Foto: Divulgação)

Para as pessoas que possuem título de eleitor registrado nessas cidades onde vai acontecer o segundo turno das eleições 2012, o voto é obrigatório, mesmo que o eleitor não tenha votado ou justificado no primeiro turno, sendo necessária a sua presença para ajudar na escolha do prefeito.

Caso o eleitor não esteja em seu domicílio eleitoral (cidade na qual o título está registrado) nessa data, e no município esteja acontecendo o segundo turno das eleições, deverá justificar o voto, mesmo que tenha votado ou justificado a ausência no primeiro turno ou que ainda não tenha feito a justifica relativa à votação ocorrida em 7 de outubro.

Perdeu o título: 2 via de título de eleitor – como tirar

Justificando o voto no 2º turno

Basta apresentar o formulário de justificativa eleitoral preenchido em qualquer ponto de votação ou local de justificativa (Foto: Divulgação)

Para justificar o voto no 2º turno, basta comparecer, no dia da eleição, entre as 8h e as 17h, a qualquer seção eleitoral, ponto de votação, cartório eleitoral ou central de atendimento ao eleitor. Mesmo nas cidades em que não houver o segundo turno, estarão funcionando diversos locais para a justificativa de votos, cujos endereços você pode conferir no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu estado.

O eleitor não deve se esquecer de levar o título eleitoral, documento de identificação com foto e o formulário de justificativa eleitoral preenchido. Mesmo que não esteja com o título, você pode justificar a ausência, desde que saiba o número do documento (confira os dados no site do Tribunal Superior Eleitoral).

O formulário de justificativa eleitoral é distribuído gratuitamente e pode ser encontrado em qualquer local de justificativa, cartório eleitoral ou seção eleitoral. Ele também está disponível para download no site do TSE.

Para quem está fora do país: Como justificar o voto no exterior

Como justificar o voto no 2º turno depois do dia eleição

Quem não se justificar no domingo da eleição tem até 60 dias após a data para se justificar, comparecendo a qualquer cartório eleitoral (Foto: Divulgação)

Se não for possível justificar o voto no dia em que estiver acontecendo o segundo turno das eleições, o eleitor poderá fazer a sua justificativa em até 60 dias após a data das eleições. Em 2012, o prazo para a justificativa do segundo turno vai até o dia 27 de dezembro.

Nesse caso, é preciso comparecer a qualquer cartório eleitoral, apresentando documento que comprove o motivo da sua ausência (atestado médico, comprovante de viagem, etc) e o requerimento de justificativa preenchido.

Top