Como Jogar Damas Regras

O que devemos fazer quando vamos viajar para a praia, e damos o azar de cair aquela chuva que acaba estragando todos os planos?…

O que devemos fazer quando vamos viajar para a praia, e damos o azar de cair aquela chuva que acaba estragando todos os planos? Uma alternativa são os jogos de tabuleiro, que divertem muitas pessoas nas mais diferenciadas situações. Mas para você que gosta deles em forma de competição eles algumas vezes são aplicados em alguns torneios escolares, uma dica é ao menos aprender a jogar damas. Sim, um jogo antigo, mas que preenche a tarde de muitas pessoas, e não pense você que este jogo é apenas para idosos, pois muitos jovens gostam, e o utilizam com forma de acalmar os nervos, e treinar o raciocínio, e é ótimo para crianças e tirá-las um pouco da frente da televisão.

As regras para se jogar damas não são muito difíceis de se gravar, e caso encontre dificuldade, faça uma colinha, assim não terá como errar. Primeiro vamos ao que vai ser utilizado para o jogo fluir sem problemas: Um tabuleiro liso e não brilhante com com 64 quadrados, com o fundo de cores alternadas claras e escuras (normalmente são divididas em brancas e pretas, ou castanho e creme), e 24 peças também de duas cores, que normalmente também são brancas e pretas, e não são difíceis de encontrar em lojas de variedade, e dependendo do material em que são fabricados, costumam ser bem baratinhas.

Primeiramente vamos entender o objetivo do jogo: chegar ao outro lado do tabuleiro onde econtra-se seu adversário, e formar damas que na verdade é uma peça sua, com uma de seu adversário por cima, coroando-a, quando consegue-se chegar ao final dele e deparar-se com a peça dele.

Para iniciar o jogo de damas, as peças devem ser colocadas em cada casa (não deve-se pular as cores), até que se complete as 12 casas, e no início, suas peças serão chamadas de peão, que possuem dois movimentos, os sem captura, e com captura, os sem, podem se mover para frente e para a diagonal, e podem ocupar as casas onde não há peças nem suas nem do adversário. E as com, onde você avista seu adversário, passa por cima dele, e pousa na casa vaga seguinte, desta forma, a peça dele,  se tornará sua, fazendo com que ele tenha menos peças à disposição dele.

Também existem dois tipos de damas, as com captura e as sem, as com captura podem se movimentar em uma ou mais casas vagas, e também podem passar por cima da peça do adversário, após feito isso, deverá mudar para a diagonal perpendicular, desde que esta diagonal possua peças a serem tomadas também, e poderá continuar este movimento até que se tenha peças a serem capturadas. E para se ganhar o jogo de damas é necessário que o oponente não tenha mais peças para jogar, desista, ou que tenha suas peças prisioneiras quando sua vez de jogar.

Estas são as regras básicas para jogar damas mas caso queira se aprofundar mais no assunto, é possível acessar o site: www.regrasdasdamas.blogs.sapo.pt e obter todas as informações relacionadas ao jogo.

Top