Como investir em NFT e Ganhar Dinheiro

Isabella 17/02/2022 Tecnologia

Já pensou em investir em NFT? NFT(Non-fungible token) pode ser traduzida como tokens não fungíveis e são um tipo de certificado criptografado conectado a um produto digital. Em outras palavras, trata-se de um registro de um ativo em um modelo digital que garante a sua autenticidade e não pode ser fraudado.

Tenha em mente que esse tipo de token é usado no mundo das criptomoedas, que equivale a um ativo com um determinado valor de mercado, podendo ser uma criptomoeda, uma ação ou um bem físico. Desta forma, o NFT é único e restrito, que não pode ser imitado.

Justamente por possuir um valor único, o NFT pode ser usado para a venda de produtos digitais com direitos autorais como músicas, imagens, vídeos, filmes, entre outros. 

Continue lendo para saber como investir em NFTs.

Como investir em NFT?

Vale destacar que é através das plataformas digitais em transações de NTFs que a compra e venda são realizadas. Você pode escolher investir em NFs nas plataformas NBATopShots, Cryptopunks e Axie Infinity que são apenas alguns exemplos de onde são ofertados os NTFs.

Além disso, saiba que os NTFs podem ser pagos e precificados em criptomoedas, que podem ser o ether, ou uma moeda legalizada, como o dólar. Isso significa que o investidor ou colecionador precisa ter cadastro em uma plataforma, onde ela será a mediadora entre o vendedor e o comprador.

Outro ponto importante na hora de investir em NFT é saber que as plataformas também oferecem a opção de custodiantes nas operações de NTFs, até ofertando um espaço para exposição digital para coleção de NTFs. O colecionador deve possuir a sua própria carteira digital que possui conexão com a plataforma para a realização da transação.

Como ganhar dinheiro investindo em NFT?

Considere colecionadores que prezam a compra de objetos que são preciosos em seu conceito como esculturas, quadros, bolas autografadas, chuteiras dentre outros… A tecnologia de NTF chegou para proporcionar mais uma opção com os colecionáveis digitais.

Entenda que mesmo que estes itens colecionáveis possam ser vistos gratuitamente através da internet, a titularidade do NTF será exclusivamente de quem comprou o item. Estes itens colecionáveis têm grandes chances de se valorizar no mercado e podem ser uma boa opção de investimento para quem busca ganhar dinheiro e ter lucratividade.

Saiba que essa é uma excelente oportunidade, pois cada vez mais as negociações em NFTs estão crescendo no meio digital e transformando a internet em algo muito valioso. Principalmente no caso das tecnologias que possuem blockchain (infraestrutura técnica onde são negociados os NFTs) que possuem muita segurança e são impossíveis de ocorrer uma falsificação.

Como selecionar bons NFTs

Assim como acontece com qualquer obra de arte, o primeiro passo para investir em bons NFTs é entender que as artes digitais podem ser divididas em algumas categorias. Podemos classificar assim:

Arte

Obras de artes digitais que podem ser criadas 100% por código, ou por qualquer outro meio, por exemplo ArtBlocks.

Colecionáveis 

Itens que pertencem a uma coleção, como os Cryptopunks, ou até mesmo cartas colecionáveis ​​de esportes populares, como NBA Top Shot.

Jogos

Ativos de jogos já são de natureza digital, portanto, criá-los como ativos digitais que os indivíduos podem negociar livremente era uma caminho natural. Um exemplo é o game Axie Infinity, no qual toda a economia do jogo é baseada nos usuários.

Conteúdo e mídia

Música, blogs, tweets, memes e outros conteúdos digitais podem ser emitidos como NFTs, embora isso não torne o conteúdo necessariamente valioso.

Tendo essas diversas categorias de NFTs em mente, o próximo passo é acessar os marketplaces para visualizar quais obras de arte digitais agradam no sentido estético. Já no caso dos itens de games, a questão é procurar por aqueles que chamam atenção na questão de jogabilidade, estilo, entre outros fatores.

De qualquer forma, saber como selecionar bons NFTs para se investir é uma pergunta que ainda é difícil de responder, mas que seu ponto de partida são as comunidades em volta dos projetos. Uma boa métrica para avaliar a comunidade é descobrir o quão engajada ela é. Existem alguns números que são bons e vale a pena olhar de perto, como o número de pessoas seguindo no Twitter.

Investir em NFT é seguro?

As negociações em NFTs tem se mostrado ser um negócio próspero, mas ainda é muito recente. Uma vez que as negociações são online e globais, o usuário precisa analisar muito bem quais são as consequências jurídicas destas negociações para assim poder realizar suas compras ou vendas.

Antes de investir, busque conhecer o mercado de criptomoedas e seus agenciadores para então realizar a escolha de uma plataforma ideal para a compra e venda de NFTs. Também é importante que o usuário descubra quais são os seus direitos e como exercê-los.

Caso você tenha condições, vale consultar um advogado especialista em tecnologias de ativos digitais, para assim poder realizar as suas negociações de maneira ainda mais segura.

Benefícios de investir em NFT

Negociar para investir em NFTs abre para você um leque de opções de compra e venda de ativos que podem ser de músicas, memes, códigos de programação, games dentre outros. As opções são imensas e ilimitadas, e beneficiam cada vez mais este tipo de negociação.

Como já mencionamos, ainda que estes itens possam ser visualizados gratuitamente, o titular será uma única pessoa que poderá obter grandes lucros com a valorização deste item principalmente se for colecionável.

Por fim, entenda que essas tecnologias chegaram para ficar, sendo uma questão de tempo se tornarem mais utilizadas em todo o mundo. Mas, o usuário precisa ficar atento aos seus direitos para que tudo ocorra de forma correta e sem prejuízos.

Gostou das dicas? Vai investir em NFT? Deixe o seu comentário.

Outros artigos

Exageros alimentares: o que fazer

18/04/2012

Exageros alimentares: o que fazer

As festas de finais de semana e feriados com deliciosos banquetes, podem facilmente mudar o rumo da dieta de qualquer pessoa. O exagero alimentar e alcoólico durante...