Como ingressar na Marinha do Brasil

Muitos jovens brasileiros possuem o sonho de servir às Forças Armadas Brasileiras. Para a grande maioria das pessoas, este tipo de sonho se inicia…

Muitos jovens brasileiros possuem o sonho de servir às Forças Armadas Brasileiras. Para a grande maioria das pessoas, este tipo de sonho se inicia ainda na fase da infância quando veem soldados defendendo a pátria das possíveis ameaças no país. No entanto, quando alguns atingem a fase adulta, esta ideia passa a ser deixada de lado por diversos motivos. Mas, uma boa parte continua preservando o desejo em seus corações e ficam na expectativa de ingressar neste serviço.

Muitos jovens brasileiros possuem o sonho de servir às Forças Armadas Brasileiras (Foto: Divulgação)

Para quem deseja fazer parte da Marinha do Brasil, terá que passar por um rigoroso processo seletivo que, inclusive, está entre os processos mais complexos entre as Forças Armadas Brasileiras. O Brasil possui 8,5 milhões de quilômetros quadrados. O seu litoral se estende a mais de 8.500 km e apresenta uma rede hidrográfica navegável de aproximadamente 50.000 km. Toda esta dimensão e a concorrência tornam o serviço cada vez mais exigente.

O Brasil possui 8,5 milhões de quilômetros quadrados. O seu litoral se estende a mais de 8.500 km e apresenta uma rede hidrográfica navegável de aproximadamente 50.000 km (Foto: Divulgação)

Se você sempre sonhou em fazer parte da Marinha do Brasil, precisa conhecer todos os procedimentos. Se ainda não sabe, acompanhe: Para as pessoas que possuem curso superior em áreas específicas, podem ingressar na Marinha através de concurso público. Dentre os diversos quadros da instituição, os principais são: Corpos de Engenheiros, de Saúde como Médicos, Cirurgiões-Dentistas e profissionais de Apoio à Saúde.

Mas, não concluímos. Tem outras funções: Auxiliar de Quadro Técnico e de Capelães Navais, bem como Quadro Complementar formado por Fuzileiros Navais e Intendentes. Já para o ingresso dos candidatos civis e militares graduados nas habilitações requeridas pelo Serviço Naval, eles devem ser aprovados em processo seletivo através do Curso de Formação e no Estágio de Aplicação de Oficiais.

Para os profissionais da área de saúde, é preciso ter idade inferir a 35 anos e ser brasileiro nato, mas pode ser de ambos os sexos (Fotos: Divulgação)

Saiba que para cada função existe algum tipo de exigência como, por exemplo, para os profissionais da área de saúde, é preciso ter idade inferir a 35 anos e ser brasileiro nato, mas pode ser de ambos os sexos. Já para o quadro de Capelães Navais, o candidato deve ser brasileiro nato, ter mais que 30 anos e menos de 40 anos, é necessário ser reconhecido em sua Região por sua autoridade eclesiástica e possuir três anos de exercício em atividades prestadas.

Continuar Lendo  Cirurgia Gratuita para Lábio Leporino e Fenda Palatina

Ressaltamos que os jovens que possuem idade entre 18 e 22 anos e que desejam ingressar na Marinha devem estudar em escolas navais do Brasil cursando qualquer graduação disponível. Após passar quatro anos como aspirante, você será colocado na posição de guarda-marinha sendo esta a última etapa do estágio antes do oficialato. Contudo, sendo este o sonho de tantas pessoas, é fundamental lutar e buscá-lo com total dedicação e empenho!

 

 

Top