Como ingressar na carreira militar

Como ingressar na carreira militar? Existem diversas maneiras de seguir carreira nas Forças Armadas, e se você tem essa pretensão, não deixe de conferir as informações que vamos passar na matéria abaixo.

Como ingressar na carreira militar (Foto Ilustrativa)

Como ingressar na carreira militar (Foto Ilustrativa)

Formadas pelo Exército, a Marinha e a Aeronáutica, as Forças Armadas trabalham com o objetivo de manter a ordem, a segurança e a soberania nacional. Esse tipo de trabalho atrai principalmente os jovens, fazendo com que muitos deles tenham interesse em ser um militar de carreira.

A carreira militar está englobada nessas três áreas, e para fazer parte dela, são exigidos alguns pré-requisitos, principalmente em relação à escolaridade e à idade. Ela também se destaca pela estabilidade, bons salários, planos de carreira e possibilidade de ascensão profissional.

Como ingressar na carreira militar

A carreira militar na Marinha é muito procurada (Foto Ilustrativa)

A carreira militar na Marinha é muito procurada (Foto Ilustrativa)

Para quem deseja ter contato com a área militar desde cedo, uma alternativa interessante é se matricular nos colégios militares, presentes em várias cidades. Nessas instituições, é possível fazer o ensino fundamental e/ou o ensino médio, já convivendo com as rotinas militares (vestuário específico, disciplina mais rígida, atividades físicas, etc).

Há também o Alistamento Militar, que acontece anualmente, e é obrigatório para todos os jovens do sexo masculino ao completar 18 anos de idade. A cada ano, milhões de jovens se alistam, mas nem todos eles conseguem seguir a carreira, já que o número de vagas é limitado, e a maioria acaba dispensada por excesso de contingente.

O Alistamento Militar 2016 deve ser feito até o dia 30 de junho. Se você vai completar 18 anos de idade até o dia 31 de dezembro de 2016, deve comparecer à Junta de Serviço Militar mais próxima, apresentando documento de identidade (RG, carteira de trabalho, etc), Certidão de Nascimento, comprovante de residência e foto 3×4 recente.

Quem perde o prazo para se alistar está sujeito à multa, e já aqueles que deixam de se alistar não podem obter passaporte ou renová-lo, assumir cargo público e nem se matricular no ensino superior, entre outras sanções. Para maiores informações sobre o serviço militar obrigatório, acesse o site do Exército.

Carreira militar para mulheres

As mulheres também podem seguir carreira nas Forças Armadas (Foto Ilustrativa)

As mulheres também podem seguir carreira nas Forças Armadas (Foto Ilustrativa)

As mulheres são isentas do serviço militar obrigatório, mas elas podem ingressar nas Forças Armadas (e também na Polícia Militar) através de concursos públicos, participando de certames militares com vagas para o público feminino.

No caso da carreira militar feminina, também há algumas exigências relativas à idade e escolaridade. Algumas das academias que aceitam mulheres são as Academias de Formação para Polícia Militar, Colégio da Aeronáutica, Academia da Força Aérea e a Escola de Saúde do Exército.

Concursos militares

Diversos concursos públicos fazem seleção para a Marinha, o Exército e a Aeronáutica (Foto Ilustrativa)

Diversos concursos públicos fazem seleção para a Marinha, o Exército e a Aeronáutica (Foto Ilustrativa)

Os concursos para ingressar na carreira militar são outra opção interessante para você que está pensando em fazer parte do quadro de servidores do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica.

Alguns dos principais concursos militares nessas áreas são para:

– Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx)

O Curso de Formação de Oficial Combatente do Exército tem duração de um ano e é realizado em Campinas (SP).

Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)

O Curso de Formação de Oficiais Combatentes, de Intendência e de Material Bélico acontece em Resende (RJ) e dura quatro anos.

– Instituto Militar de Engenharia (IME)

Formação de Oficiais do Quadro de Engenheiros, com vagas para homens e mulheres. O curso é no Rio de Janeiro (RJ) e dura cinco anos.

– Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx)

Também tem vagas para ambos os sexos e prepara profissionais para áreas como Direito, Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social e Veterinária, entre outras. O curso dura 35 semanas e acontece em Salvador (BA).

Escola de Formação de Sargentos

Seleciona e forma sargentos de carreira do Exército. O curso pode acontecer em diversas cidades, dependendo do setor de atuação.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

6 Comments - Add Comment

Reply