Como ingerir proteínas sem ingerir carne Como ingerir proteínas sem ingerir carne

Como ingerir proteínas sem ingerir carne

A carne é rica em proteínas, porém ela pode ser substituída por outros alimentos que são fontes desse nutriente essencial para o bom funcionamento do…

Por Editorial MDT em 27/11/2012

A carne é rica em proteínas, porém ela pode ser substituída por outros alimentos que são fontes desse nutriente essencial para o bom funcionamento do nosso corpo. Os ovos, cogumelos e laticínios são alguns dos alimentos ricos em proteínas. Saiba mais sobre como ingerir proteínas sem ingerir carnes.

O ovo é rico em proteínas. (Foto: divulgação)

Substituições inteligentes

A carne vermelha pode ser substituída por outros alimentos ricos em proteína. Ovos, cogumelos, sementes e laticínios são apenas alguns dos exemplos de alimentos ricos nesse nutriente. Reduzir a quantidade de carnes traz muitos benefícios a saúde. Segundo pesquisas da Universidade de Harvard (EUA), feita com mais de 120 mil pessoas ao longo de 20 anos, as pessoas que consomem menos carnes vermelhas podem viver mais tempo e tem menor riscos de desenvolver doenças cardíacas do que as que consomem carne.

O ideal é fazer substituições inteligentes que se adaptem ao estilo de vida e às preferências de cada pessoa. Para os dias que você deixa as carnes fora do prato, é necessário apenas fazer boas escolhas.

Existem outros alimentos ricos em proteínas. (Foto: divulgação)

Veja também alimentos ricos em proteínas e carboidratos

Como ingerir proteínas sem ingerir carne

1. Ovos: um ovo de galinha contém em média 9 gramas de proteínas, poucas calorias, além dos vários nutrientes e quantidades de vitaminas B. Evite o consumo de ovos fritos e mal passados. O ideal é dar preferência para os cozidos.

2. Grãos: o consumo recomendado é de cerca de 100 gramas por dia. Eles podem ser usados na substituição de carnes e consumir vários tipos diferentes ajuda a sustentar uma alimentação rica em proteínas.

3. Quinua: contém altas quantidades de proteína, ela também pode ser consumida aliada a outros alimentos como iogurte de flocos, sucos e até consumida com arroz e outros grãos.

4. Soja e edamame: a soja pode ser usada como simuladora da carne. O ideal é consumi-la uma vez por semana. A soja deve ser deixada de molho por um dia, antes do consumo e ser bem cozida, para preservar os nutrientes e as proteínas.

5. Folhas: as folhas em geral são excelentes opções, pois são ricas em proteínas. Apesar de não substituírem as carnes, elas contem nutrientes que ajudam a proteína dos outros alimentos a serem absorvidas com mais facilidade.

Os cereais são excelentes fontes de proteínas. (Foto: divulgação)

Veja também consumir proteínas sem ingerir carne 

As proteínas podem ser consumidas através de outros alimentos além da carne. O ideal é adotar um cardápio de alimentação balanceada, rica em diferentes alimentos com proteínas. Aposte no consumo de grãos, ovos, legumes, soja e folhas em geral, pois são ricas em substâncias essenciais ao nosso organismo.

Top