Como incluir leite de soja na dieta

A soja é um alimento que merece ser incluído à lista dos mais saudáveis do mundo. Rica em proteínas, fibras, antioxidantes e muitos outros…

Por Editorial MDT em 13/01/2013

A soja é um alimento que merece ser incluído à lista dos mais saudáveis do mundo. Rica em proteínas, fibras, antioxidantes e muitos outros nutrientes, esse grande alimento pode ser consumido também através do leite de soja que oferece grandes benefícios para a saúde. Veja como incluir o leite de soja na dieta.

O leite de soja pode ser consumido de várias formas. (Foto: divulgação)

Leite de soja

Algumas pessoas são grandes apreciadoras do leite de soja, enquanto outras não são adeptas nem das versões com sabores. O fato é que as bebidas feitas a partir do grão de soja são muito saudáveis para alimentação diária, porém é preciso saber aderi-las ao cardápio.

Segundo especialistas, o leite de soja é um alimento muito nutritivo rico em proteínas, vitaminas (A, B12) e acido fólico, mas em alguns casos o ideal é evitar ou limitar o consumo. É preciso consumir a bebida sem colocar em risco da saúde.

Veja também como fazer o leite de soja em casa 

Leite de soja não contém lactose

A bebida de soja não contém lactose, por isso pessoas com intolerância a esse carboidrato podem fazer a substituição do leite normal pelo leite de soja. Apesar de não conter as mesmas quantidades de cálcio que o leite de vaca, contém vitaminas B e é fonte de fibras.

Se comparado ao leite de vaca, o de soja é menos calórico e contém maiores concentrações de magnésio e minerais que são importantes para o funcionamento do coração e do sistema imunológico. Porém, contém menos fósforo e cálcio (que atua na formação de ossos) e potássio (atua na contração muscular). O leite de soja ainda contém menos quantidades de gorduras que o leite comum.

O leite de soja é muito benéfico para a saúde. (Foto: divulgação)

Leite de soja contém isoflavonas

O leite de soja é rico em isoflavonas, sendo considerado um alimento funcional. As isoflavonas da soja contém substâncias que atuam no bom funcionamento do corpo, ajudando no tratamento de dores de cabeça, insônia e calor pelo corpo. Essa substância também atua na prevenção de doenças como câncer.

Como incluir o leite de soja na dieta

1. O leite de soja pode ser consumido na dieta substituindo o leite comum e também no preparo de diversas receitas como queijos, cremes, maioneses, sopas, mingaus e juntos com a ração humana.

2. Os sucos prontos feitos a base de soja também são um excelente forma de consumir o leite de soja. Outra forma é misturando com achocolatados ou cacau.

3. O leite de soja deve ser consumido durante as refeições, podendo ser aderido no café da manhã, lanches e até mesmo durante as grandes refeições. Escolha uma para inserir esse alimento.

O leite de soja é rico em nutrientes. (Foto: divulgação)

Veja também dieta sem lactose como funciona

O leite de soja é um alimento muito nutritivo e saudável que atua no bom funcionamento do nosso organismo. Ele pode ser incluído na dieta de várias formas, juntamente com as refeições. O ideal é consumir esse alimento na medida certa, para isso procure uma nutricionista para indicar as quantidades ideais.

Top