Como incentivar o bebê a comer sozinho

O bebê come não somente para satisfazer uma necessidade básica, mas também por prazer. Porém, quando chega o momento de tirar a criança da…

O bebê come não somente para satisfazer uma necessidade básica, mas também por prazer. Porém, quando chega o momento de tirar a criança da amamentação, as coisas começam a complicar em alguns casos, principalmente por culpa dos pais.

Ensine o seu filho a importância de comer bem (Foto: Divulgação)

A recomendação médica é que os bebês sejam alimentados somente com leite materno até os seis meses. Depois, papinhas doces e salgadas começam a ser introduzidas na alimentação do bebê. Mas o leite materno deve ser ofertado para a criança até os dois anos de idade.

Para que a criança comece de fato a comer sozinha é preciso muito jogo de cintura e disponibilidade de limpar a bagunça dos pequenos, que muitas vezes olham para o prato de comida como se fosse um brinquedo. Confira a seguir algumas dicas que vão ajudar a fazer com que a criança coma sozinha.

Introduzindo papinhas na alimentação do bebê

Um dos maiores erros dos pais ao começar a introduzir papinhas na alimentação infantil é não investir na diversidade. Somente cozinhar o legume com sal e amassá-lo para formar a papinha não é algo que ajuda muito quem está querendo fazer o filho comer uma papinha saborosa. A criança vai crescer achando que o alimento é muito sem graça.

Fora isso, cara feia nem sempre é sinal de que o bebê não está se adaptando a nova alimentação. Ele precisa experimentar muitas vezes para assimilar o sabor e entender que aquele alimento agora faz parte do seu novo cardápio.

Então, o mais recomendado para que a alimentação do seu filho comece bem desde cedo é adicionar frutas e legumes diferentes. Além disso, tempere bem o alimento, sem adição de muito sal, mas com temperos como o cheiro-verde, por exemplo, que dão um sabor especial à receita.

Incentive a criança a comer sozinha sempre (Foto: Divulgação)

Ensinando o bebê a comer sozinho

O maior incentivo dos pais para que os bebês comam sozinhos é deixa-los experimentar essa sensação. Compre pratinhos e talheres seguros e com cara de brinquedo, coloridos e divertidos. Depois, é só deixar que a criança coma sozinha algumas vezes, mesmo que suje.

Continuar Lendo  Como fazer um vestido de festa junina

Conforme ela for crescendo invista na criatividade e faça pratos coloridos, monte desenhos e seja criativo na cozinha, mudando o jeito de fazer um mesmo alimento e mostrando que ela pode comer a fruta, legumes e verduras de maneiras diferentes.

 

Top