Como incentivar o bebê a andar

PUBLICIDADE
Como incentivar o bebê a andar. (Foto; Divulgação)

Quando os bebês completam um ano e ainda não estão andando ou engatinhando os pais começam a ficar desesperados, se preocupam, e tentam de todas as formas estimular o bebê para que ele tente ficar em pé e ande sozinho.

Independente dos bebês receberem estímulos ou não, eles vão aprender a engatinhar e andar sozinhos, mas quando são estimulados pelo país eles ganham um ânimo a mais, um motivo para tentar andar, além de acelerar o processo.

Os estímulos são de grande ajuda, pois quando a criança aprende a andar com a ajuda dos pais ela se sente mais confiante e segura , além de evitar acidentes, já que durante o processo, ela vai tentar explorar tudo o que tiver ao redor. Se os pais não ficarem bem atentos aos pequenos, eles podem acabar se machucando e criando medo de andar.

PUBLICIDADE

Os bebês adquirem habilidades e confiança através de experiências, utilizando o sentido e repetindo um mesmo processo diversas vezes, até aprender a fazê-lo com perfeição.  O passo inicial para os bebês começarem a andar é quando eles começam a engatinhar. Neste momento ele esta querendo explorar, ele quer andar e encontrar seus próprios caminhos, portanto deixe ele se movimentar, mas tenha muita atenção com os móveis, ou com locais perigosos.

Ajudar o bebê a se manter em pé proporciona mais segurança aos primeiros passos da criança. (Foto; Divulgação)

Para incentivar o bebê a andar é necessário muito cuidado por parte dos pais e principalmente muita paciência. Para começar, você deve se sentar, ou agachar no chão na reta da criança, mas estando há cerca de um metro de distância dela. Em seguida, deve fazer com que ela tenha toda a atenção em você e então deve começar a chamá-la, assim ela vai querer se aproximar e vai se esforçar para isso.

Quando a criança se desequilibrar, deixe que ela experimentar o chão, que ela mesma faça suas próprias rotas, que procure os melhores caminhos para seguir, descobrir texturas com os pés e as mãos. Claro, fique sempre por perto, mas não tente levantá-lo a cada vez que cair ou se desequilibrar, pois essas dificuldades que no final serão superadas, darão mais segurança para ela andar com firmeza.

Deixe que a vontade criança para conheçer bem o lugar, o chão e as coisas ao redor. (Foto; Divulgação)

Se o bebê se distrair no meio do caminho, tente chamar a sua atenção com brinquedos, fale com ele, brinque e vá afastando os brinquedos pouco a pouco, assim ele sempre vai tentar alcançar o objeto, vai tentar andar e dar muitas risadas. O importante nisso tudo é ter muita paciência e carinho, assim vocês irão se divertir muito.

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • Muito legal o post, parabéns!

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.