Como incentivar a criança a praticar atividades físicas

As crianças possuem muita energia e por isso é muito fácil nos depararmos com elas, correndo, pulando ou andando de bicicleta. As brincadeiras não…

Por Editorial MDT em 06/01/2013

As crianças possuem muita energia e por isso é muito fácil nos depararmos com elas, correndo, pulando ou andando de bicicleta. As brincadeiras não são apenas ótimas formas de desenvolver habilidades, mas também instiga as crianças a gostarem de fazer exercício físico. Devido a isso, saiba como incentivar a criança a praticar atividades físicas.

Conheça alguns exemplos de esportes para serem praticados com o pai.

Saiba como incentivar as crianças a praticar atividade física. (Foto: divulgação)

Os pais devem interagir com os filhos

Criança é sinônimo de brincadeira e energia. Assim, é muito fácil nos deparar com os pequenos correndo, pulando ou jogando bola. Porém, é fundamental que os pais acompanhem os filhos durante as brincadeiras, sempre que possível. Por exemplo, um passeio no final de semana ou mesmo facilitar que os amigos façam parte dessa atividade são formas simples de associar exercícios físicos e prazer. Isso contribui para que os filhos criem gosto pelo “movimento”, incentivando-os a realizar atividade física.

As brincadeiras trazem muitos benefícios à saúde das crianças

Brincadeiras como pega-pega, pula corda, amarelinha e esconde-esconde proporcionam grandes vantagens à saúde das crianças. Isso porque esses formatos de exercícios associam a atividade aeróbica com os movimentos, colaborando com o fortalecimento da capacidade cardiovascular das crianças.

Os pais devem participar das atividades físicas dos pequenos. (Foto: divulgação)

Visando a saúde dos pequenos

Além da saúde do corpo, as brincadeiras colaboram com o controle de peso, assim como do apetite. Dessa forma, a atividade física promove os mesmos pontos positivos para as crianças que para os adultos, colaborando com a ajuda de um organismo mais forte. No entanto, é necessário associar uma alimentação balanceada com a prática de atividades físicas.

O pré-aquecimento é essencial, em qualquer idade

Da mesma forma que os adultos, as crianças devem iniciar a prática dos exercícios físicos com as rotinas de aquecimento. Assim, começar com atividades menos intensas antes da brincadeira, como andar, contribui para um bom desenvolvimento físico e ainda previne lesões futuras.

Seguindo os exemplos dos pais

Uma das melhores formas de fazer com que as crianças pratiquem atividade física é tendo os pais como exemplo. Ou seja, pais fisicamente ativos e com hábitos alimentares saudáveis, servem de exemplo para os pequenos. Dessa forma, contribuem para que as crianças comecem a gostar da prática de atividades físicas, seguindo o exemplo para toda a vida.

A atividade física traz grandes benefícios à saúde das crianças. (Foto: divulgação)

É fato que as crianças possuem muita energia. Por isso, é ideal que os pais aproveitem isso para incentivá-los a praticar a atividade física. Além disso, é imprescindível que os pais deem o exemplo e, sempre que possível, participem dos exercícios, assim como das brincadeiras.

Conheça a importância da atividade física na infância.

Top