Editorial MDT 23/03/2012 Bem Estar

A mãe que ama sabe impor limites aos seus filhos. (Foto: Divulgação)

Ao conhecermos pessoas que não aceitam regras, que se acham sempre as donas da verdade e que esperneiam quando não são atendidas, podemos ter certeza de que os seus pais não souberam lhes impor limites. Isso é muito importante para a boa criação de uma criança, que deve saber desde cedo quem manda em casa. Por isso, saiba como impor limites à criança.

Dizer “não” para a criança não é sinal de desafeto. Muito pelo contrário, é mostrar que você a ama de verdade, pois somente os pais que negam algo a seus filhos estão realmente preocupados com a sua educação. Sendo assim, quando você não puder dar o que o seu filho pede, quando ele quiser fazer algo errado ou quando ele brigar com um amiguinho, diga-lhe “não” para que ele aprenda a ser uma pessoa respeitosa e responsável.

Os limites devem ser impostos à criança desde que ela é um bebê. Então, quando ela estiver no berço e quiser colo, não a atenda toda vez que chorar. É preciso ensiná-la que há momentos específicos para que ela fique no seu colo. Portanto, mesmo que seja triste deixá-la chorando, só a pegue no colo na hora do leite, para trocá-la ou para dar-lhe banho.

À medida que a criança cresce, os limites devem ser impostos aos poucos, e sempre que for negar-lhe algo, explique-lhe o porquê. Seja sincera e objetiva para que ela consiga compreender a sua negativa. Assim, ela saberá que você está fazendo isso pelo bem dela, e não para maltratá-la. Sendo assim, nunca volte atrás em uma decisão, mesmo que a criança chore, grite ou esperneie.

Sempre explique a sua negativa ao seu filho. (Foto: Divulgação)

Por isso, a conversa entre pais e filhos é tão importante. Os pais devem sempre dialogar com os seus filhos com o intuito de fazê-los compreender os papéis de cada membro da família, mas sem obrigá-los a isso. O ideal é que os filhos entendam o que deve ou não ser feito através de uma conversa amigável e significativa. Desse modo, eles crescerão com maturidade e saberão respeitar os seus pais até a fase adulta.

Mesmo que a criança chore, grite ou esperneie, não mude a sua decisão. (Foto: Divulgação)

Crianças sem limites tornam-se mimadas e causam escândalos quando recebem uma negação. Além disso, transformam-se em adultos fracos, egoístas e mesquinhos. Para que isso não aconteça com os seus filhos, imponha-lhes limites desde a infância.

 

 

Outros artigos

Vestido de noiva de Iolanda em “Joia Rara”

03/10/2013

Vestido de noiva de Iolanda em “Joia Rara”

A novela “Joia Rara” mal começou e já está lançando tendências entre as telespectadoras. Apesar de ser uma trama de época, o público feminino está de olho nas roupas...

Viagem Para Gramado CVC

17/07/2011

Viagem Para Gramado CVC

O local onde hoje está a cidade de Gramado, servia de passagem para tropeiros que tocavam o gado pelos campos de cima da serra no final do século 19. Quando esses tr...

Pedras Preciosas Mais Caras do Mundo

06/03/2011

Pedras Preciosas Mais Caras do Mundo

Os rubis, os diamantes e as esmeraldas possuem seus lugares cativos no coração das mulheres. Isto é tão verdade que elas estão entre as pedras preciosas mais ven...