Como hidratar a pele no verão?

A pele está sempre sujeita às mudanças, sejam elas climáticas, de umidade do ar, além de outros fatores externos. Todas essas podem trazer efeitos nada…

Por Editorial MDT em 15/02/2012

A pele está sempre sujeita às mudanças, sejam elas climáticas, de umidade do ar, além de outros fatores externos. Todas essas podem trazer efeitos nada agradáveis para a aparência e para a saúde do tecido epitelial. Assim, para que possamos entender esses efeitos futuros, são necessários alguns cuidados básicos, sendo a hidratação, a principal deles. Conheça algumas dicas de como manter sua pele macia e longe de ressecamentos durante a época mais quente do ano.

Maneira correta de realizar a hidratação

Para manter a pele sempre bonita, é necessário ingerir bastante água.

Antes de tudo é preciso ter a ideia de que a hidratação é um processo que ocorrer de dentro para fora. Ou seja, de nada adianta encher sua pele de cremes hidratantes, se você não ingere líquido suficiente e, muito menos, mantém uma alimentação saudável. O que é indicado por especialistas, é beber, pelo menos, dois litros de água por dia. Porém, no verão, quando os dias se tornam mais quentes, pode ser necessário um consumo até maior. Caso você tenha restrição na ingestão da água mineral, a água de coco, os chás e os sucos naturais são ótimos aliados na busca da hidratação corporal. Vale a pena conferir!

Produtos a base de oil free são uma boa pedida

Após iniciar uma dieta balanceada, está na hora de partirmos para os processos da hidratação corporal, propriamente dita. Durante o verão, o que está indicado é o uso de produtos que contenham em sua composição o conhecido oil free. Diferente do que muita gente pensa, é uma formulação muito indicada, principalmente para pessoas que possuem a pele oleosa. Isto, pois produtos sem óleo facilitam com a transpiração.

A água termal é ótima aliada

Durante o dia, um produto que colabora em manter a pele hidratada é a água termal. Esta é rica em sais minerais, como cálcio, ferro e magnésio, sem mencionar que ela é ótima para descongestionar, acalmar e nutrir a pele. Além disso, ainda possui propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias que ajudam no frescor da pele.

Hidratação do rosto

Cada tipo de pele necessita de uma forma de hidratação.

Para a hidratação do rosto é importante que seja com um produto específico a essa área do corpo. Nada de utilizar o mesmo hidratante que é utilizado no corpo. Isto, pois a pele do rosto costuma ser mais sensível, o que necessita de um cuidado maior. Diferente dos hidratantes corporais, o hidratante facial deve ser adequado para cada tipo de pele. Sendo assim:

  • Peles normais podem receber loções;
  • Peles oleosas pedem hidratantes à base de gel;
  • Peles secas precisam de cremes (as recomendadas ainda são as livres de óleo na fórmula);
  • Peles mistas necessitam das emulsões.

Manutenção da hidratação

Para manter uma pele sempre hidrata, é necessário aplicar o hidratante, pelo menos, duas vezes ao dia, antes de dormir e ao acordar. O produto deve ser aplicado por todo o corpo, realizando uma boa massagem. Nas áreas de maior ressecamento, como cotovelos, mãos, joelhos e pés, o cuidado deve ser mais intenso. Além disso, a noite é possível também utilizar um creme de nutrição com vitamina C em sua composição. Isto ajuda na vitalidade da pele.

Os cuidados com a pele devem ser diários, por isso evite tomar banho muito quente.

Vale lembrar que se deve evitar banhos muito quentes e demorados, porque a água em alta temperatura ajuda a ressecar a pele. Nos dias mais quentes, podemos aproveitar da ducha fria ou, pelo menos, morna, o que não afeta nossa pele.

O verão chegou! Por isso, muitos cuidados devem ser tomados com a nossa pele. Aproveite as dicas para cuidar bem da sua pele nestes dias quentes. E prepare-se para ser elogiada todo dia.

Top