Como hidratar a pele após um dia de sol

Editorial MDT 28/03/2013 Bem Estar

Quem gosta de aproveitar o verão ao máximo, precisa tomar alguns cuidados básicos. O uso do protetor solar ao contrário do que muita gente pensa, não impede o bronzeamento, ele somente impede incidência de radiações, as quais queimam, acarretam queimaduras, envelhecimento da pele e inclusive o câncer.

Quando não há proteção contra os raios solares, o bronzeamento é comprometido, e aparecem outros problemas. Entre eles pele ressecada e manchas brancas. Por isso é necessário hidratar a pele após um dia de sol. A seguir confira algumas dicas para uma hidratação adequada.

Como hidratar a pele

Hidratantes e óleos para passar no banho, são ótimas opções para hidratar a pele. (Foto Divulgação)

Quando a pele está ressecada é preciso tomar banho em temperaturas mais frias. O banho quando muito quente e demorado acaba com a película de hidratação natural da pele e contribui ainda mais para o seu ressecamento.

Como a pele fica mais sensível após um longo dia de sol, dermatologistas recomendam o uso de sabonetes neutros e de preferência líquidos, já que são menos agressivos à pele. Buchas também devem ser evitadas, já que comprometem a camada protetora da pele.

Leia mais: Como hidratar a pele durante o banho

Hidratantes e óleos para passar no banho, são ótimas opções para hidratar a pele após um longo dia de sol. O óleo forma um tipo de camada de proteção que impede a saída de água. A recomendação é aplicá-lo antes do banho, já que o resíduo não é tão gorduroso e confere maciez à pele.

Aposte em cremes hidratantes

Os cremes pós-sol são ideais para atenuar ardência e vermelhidão na pele. (Foto Divulgação)

Os cremes pós-sol são ideais para atenuar ardência e vermelhidão acarretadas pela intensa exposição solar. Além da textura em gel, e refrescante, as loções possuem sustâncias calmantes que aliviam o desconforto da queimadura. A dica é aplicar o creme toda noite antes de dormir.

Veja também: Aprenda como hidratar cada tipo de pele

Não use a mesma hidratação do corpo no rosto. O rosto possui características e necessidades diferentes do corpo. A dica é usar hidratantes leves, mas com elevado teor de regeneração. Algumas das substâncias com esta função são: a vitamina E, o pantanol  e a alantoína.

Como são menos agressivos, os sabonetes neutros e de preferência líquidos são os mais recomendados. (Foto Divulgação)

Após um longo dia de sol sem hidratação é comum a pele começar a descascar. Para amenizar os efeitos a dica é usar esfoliantes durante o banho para a pele se soltar naturalmente. E em seguida caprichar no hidratante para nutrir a região.

Confira ainda: Produtos para hidratar a pele em casa

Outros artigos

Framboesa de Ouro 2014: lista de vencedores

10/03/2014

Framboesa de Ouro 2014: lista de vencedores

Enquanto o filme “12 anos de escravidão”, o ator Matthew McConaughey, a atriz Cate Blanchet e o diretor Alfonso Cuarón (do filme “Gravidade”) eram eleitos os ganhado...

Chá de hibisco para dieta saudável

08/09/2015

Chá de hibisco para dieta saudável

O chá de hibisco para dieta saudável tem se transformado em uma verdadeira febre. As pessoas consomem essa bebida principalmente para eliminar os quilinhos indesejáv...