Como funcionam os leilões

Existem muitas pessoas que adquirem bens ou produtos através dos leilões. Porém, uma pequena minoria delas sabe como eles realmente funcionam. Levando isso em…

O leilão é uma modalidade de venda.

Existem muitas pessoas que adquirem bens ou produtos através dos leilões. Porém, uma pequena minoria delas sabe como eles realmente funcionam. Levando isso em consideração, separamos algumas informações a respeito dessa modalidade de vendas tão comum em nosso meio.

Leia também: Como preparar uma casa para a venda

Definição de leilão

O leilão é uma modalidade de venda, que pode ser organizada tanto por órgãos públicos, quanto privados. Eles foram criados com o intuito de que os administradores consigam solucionar, de maneira rápida, as vendas de bens ou produtos de uma determinada empresa ou indivíduo.

Como que o leilão funciona?

De maneira geral, o leilão funciona da seguinte forma:

  • Primeiro, o leiloeiro irá ler as condições existentes para a venda do bem ou do produto. Todas as características estarão impressas nos catálogos que deverão ser entregues aos futuros compradores. Na maioria das vezes, o leiloeiro é um agente público e que pertence à categoria doutrinária do Direito Administrativo Brasileiro;
  • Em seguida, os lotes serão anunciados um a um;
  • Quando o comprador achar o lote interessante, ele deve levantar a mão. Essa é a maneira exata para dar um lance, sendo que, em alguns casos, será necessário dizer ao leiloeiro o valor oferecido pelo lote;
  • Caso existam mais pessoas interessadas no mesmo lote, a disputa tem início. O vencedor será o que oferecer o maior valor, ou seja, “quem dá mais”.

Com os leilões você pode ter a chance de comprar o bem ou produto que tanto procurava.

Veja também sobre Leilão de motos detran 2012 – datas e locais 

Detalhes importantes

Para que a compreensão em reação ao leilão seja mais eficiente, separamos algumas explicações imprescindíveis para isso.

  • Significado de lote
Continuar Lendo  Google pretende lançar loja de música online

O lote nada mais é que o conjunto de um ou mais bens ou produto que serão leiloados. No caso de leilões de veículos, um lote é formado por apenas um automóvel, porém quando o leilão é de produtos, ele é constituído de um conjunto de materiais, como por exemplo, motores e peças diversas.

  • Lance mínimo

O lance mínimo é o menor preço que o bem ou o produto deve atingir para ser vendido. Caso o lance mínimo não seja atingido, será aceito o lance condicional.

  • Lance condicional

O lance condicional é utilizado quando o valor mínimo não é atingido, sendo assim o comprador pode fornecer uma proposta ao vendedor. Caso ele aceite, a venda do bem ou do produto pode ser consumada.

O leilão é uma das formas de venda mais antigas da população. Após conhecer de maneira básica como que ele funciona, basta saber onde ocorrerá o leilão mais próximo de sua casa e participar. Com certeza você poderá adquirir os bens ou os produtos que tanto desejava.

Nos leilões você pode adquirir bens ou produtos diversos.

Leia também: Caminhões usados a venda – onde comprar 

Top