quarta-feira, 28 de setembro de 2022 - 28/09/2022 00:28:55
MundodasTribos

O microsseguro auxilia no aumento da renda (Foto: Divulgação)

O microsseguro, que há anos é estudado e discutido no ambiente segurador nacional, tanto pelas autoridades governamentais, quanto pelas iniciativas privadas, pode ser implantado. Ele poderá significar um meio de ajudar a erradicar os níveis mais baixos de pobreza no país. O programa deve assumir características de macroproteção social, que eleva o poder de aquisição e melhora a qualidade de vida das pessoas com menor renda, além de permitir um crescimento econômico do país.

Para alguns especialistas, o ponto positivo do microsseguro são as medidas que beneficiam o crescimento econômico e o desenvolvimento dos cidadãos. Esses serviços encontram-se no limite entre os serviços financeiros e a proteção social, agregando ações dos dois lados. Por isso, o microsseguro faz parte da estratégia dos governos de muitos países no mundo, que pretendem diminuir a pobreza, ao permitir que os sistemas financeiros sejam mais inclusivos, ou seja, a população de baixa renda possui maior facilidade em abrir contas de banco, por exemplo.

Vários países no mundo adotaram o microsseguro (Foto: Divulgação)

O que este artigo aborda:

Um pouco da história do microsseguro

O termo microsseguro foi utilizado pela primeira vez nos círculos acadêmicos no começo de 1990 e em meados da década de 90, na OIT (Organização Internacional do Trabalho) e na UNCTAD (United Nations Committee of Trade and Development). O primeiro banco de microcrédito, o Grameen Bank, foi idealizado por Muhammad Yunus, economista que recebeu o Nobel da Paz, em 2006.

Em novembro, o Brasil alterou a lei que regulamenta o microsseguro (Foto: Divulgação)

A partir de 1976, quando houveram constatação sobre as dificuldades de trabalhadores rurais da pobre aldeia de Jobra, em Bangladesh, com relação a ter empréstimos junto aos Bancos, Yunus  teve a ideia de criar recurso do microcrédito. No Brasil, no dia 29 de novembro, o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), órgão que regula o mercado de seguros, aprovou a nova regulamentação para o microsseguro.

O microsseguro veio para o país recentemente, mas está adquirindo adeptos todos os dias, pois oferece vantagens para praticamente todas as camadas da população, mesmo que indiretamente. Por isso, o Governo Federal adotou medidas que seguem essa filosofia para auxiliara população Brasileira. Para mais informações sobre o assunto acesse o site http://www.microsseguro.com.br/.

O conteúdo "Como funciona o microsseguro" foi feito por Élida Santos e distribuído por MundodasTribos na categoria Serviços em .

1

Pode ser do seu interesse

Alvará de funcionamento: passo a passo para tirar

Alvará de funcionamento: passo a passo para tirar

Centenário Theatro Municipal SP

Centenário Theatro Municipal SP

Quais contas podem ser pagas online?

Quais contas podem ser pagas online?

Classificados de Imóveis Online SP

Classificados de Imóveis Online SP

Site Preçolândia – www.precolandia.com.br

Site Preçolândia – www.precolandia.com.br

Leilão DETRAN MS Carros, Motos 2016

Leilão DETRAN MS Carros, Motos 2016