Como funciona a numeração dos ovos de Páscoa

Você sabe como funciona a numeração dos ovos de páscoa? Quem é que nunca esperou ansioso pela chegada do domingo de Páscoa para poder…

Você sabe como funciona a numeração dos ovos de páscoa? Quem é que nunca esperou ansioso pela chegada do domingo de Páscoa para poder abrir o seu ovo de chocolate? Este hábito já virou tradição entre os brasileiros e, a cada ano, ganha requintes de originalidade com o lançamento de produtos cada vez mais sofisticados.

Como funciona a numeração dos ovos de Páscoa (Foto: Exame/Abril)

Como funciona a numeração dos ovos de Páscoa (Foto: Exame/Abril)

Como funciona a numeração dos ovos de Páscoa

Porém, ao saborear essas guloseimas, muita gente não percebe que está sendo “enganada” e nós explicamos pra você como funciona a numeração dos ovos de páscoa. Isso porque, segundo uma pesquisa do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), boa parte das informações contidas nas embalagens não condiz exatamente com a numeração dos ovos comercializados.

Leia mais informações sobre: Comprar Ovo de Páscoa Pela Internet

O que é a numeração?

Para quem não sabe, a numeração é um padrão utilizado dentro de uma linha de ovos. Entretanto é possível que haja itens com um mesmo número, mas pesos diferentes – inclusive dentro de uma mesma marca. Por haver esta discrepância, o consumidor pode ser induzido ao erro, achando que está levando um produto com determinado peso, quando, na verdade, não está.

É importante o consumidor entender como funciona  (Foto: Exame/Abril)

É importante o consumidor entender como funciona (Foto: Exame/Abril)

De acordo com o estudo realizado pelo Idec, a maior diferença ocorre entre os chocolates identificados com o número 20. Os pesquisadores verificaram que o peso dentro desta categoria varia entre 300 a 350 gramas, o que representa, aproximadamente, uma diferença de 15%.

O significado da numeração

Numeração é feita para dar informação ao consumidor  (Foto: Exame/Abril)

Numeração é feita para dar informação ao consumidor (Foto: Exame/Abril)

Na verdade, a numeração encontrada nos ovos de Páscoa diz respeito à forma na qual eles são fabricados e à sua altura. A padronagem 15, por exemplo, significa que o ovo foi moldado para ter15 centímetros– o mesmo acontece com os demais números. Já o peso está associado à quantidade de chocolate usada na fabricação do produto. Por isso, é possível que um ovo não muito grande tenha um peso maior do que os demais, desde que ele tenha uma casca mais grossa e um número elevado de bombons.

Leia mais informações sobre: Preços Ovos de Páscoa 2016

Falta de conhecimento

O problema é que a maioria dos consumidores (quase a metade) desconhece essa informação. O estudo do Idec verificou que 20% acreditam que a numeração corresponde ao peso, enquanto 11% acham que ela não possui nenhum significado. Outros 18% afirmam jamais terem pensado no assunto, ou simplesmente não sabem o que os números representam.

Todos os ovos são numerados  (Foto: Exame/Abril)

Todos os ovos são numerados (Foto: Exame/Abril)

Para acabar com a confusão, os especialistas em direitos do consumidor acreditam que o ideal seria uma padronização sobre a quantidade de chocolate presente nos ovos. Isso, sem dúvida, facilitaria a escolha, pois ficaria muito mais simples fazer uma comparação entre preços. Agora que você já sabe o real significado da numeração dos ovos de Páscoa, fique atento para não se enganar.

Top