Como fazer videoconferência pela internet

  Há 100 anos atrás se contássemos a nossos antepassados que seria possível falar com uma pessoa ao mesmo tempo que a vê, por…

 

As empresas utilizam muito o serviço de videoconferência (Foto:Divulgação)

Há 100 anos atrás se contássemos a nossos antepassados que seria possível falar com uma pessoa ao mesmo tempo que a vê, por meio de um celular ou computador, muitos, se não todos, não acreditariam na façanha. Atualmente a videoconferência é uma ferramenta de trabalho para empresas, universidades, além de aproximar pessoas de uma maneira mais integrada que um e-mail ou um simples telefonema.

O método encurta distâncias, já que torna possível que uma pessoa converse com outra nem se quer está em seu país. Essa tecnologia une transmissões de áudio e vídeo à distância. Para se ter uma ideia como a videoconferência é recente, nos anos 90 só empresas de grande porte eram capazes de investir nos equipamentos e estruturas capazes de promover essa comunicação diferenciada. Na época uma sala destinada a esse tipo de ligação custava em torno de R$ 150 mil.

Com a democratização da internet e proliferação cada vez maior de celulares com funções exorbitantes, que incluem acesso a programas de computador, com menos de 5% desse valor da década de 90 é possível adquirir tudo que se precisa para montar uma sala de comunicação por meio do vídeo e áudio. A tecnologia continua ajudando as empresas, já que o custo de uma ligação de longa distância certamente é maior do que a de uma videoconferência.

O Skype e o MSN fornecem esse sistema (Foto: Divulgação)

O Messenger, serviço de comunicação conhecido popularmente como MSN,  é um dos muitos que tora possível ter uma conversa com uma pessoa através da tela do computador, vendo e escutando o que ela tema a dizer. O serviço é gratuito e para utilizá-lo basta criar uma contra de e-mail no site www.hotmail.com ou no www.msn.com. Para conseguir acionar a videoconferência é necessário ter uma webcam, que é uma câmera acoplada ao computador. A maioria dos notebooks tem esse item.

Leia Também:  Raios – Relâmpagos e Trovões, Proteja seu Lar

Também é necessário ter um microfone em seu computador, para conseguir se comunicar via oral. Outro fator fundamental é a conexão com a internet, que deve ser boa, já que todo o contato será efetuado por meio dela. Invista também em caixas de som e fones de ouvido.

Mais uma opção de serviço que fornece gratuitamente a opção de chamada de vídeo é o Skype. Por meio do site da empresa a pessoa efetua um cadastro, e sem ter que pagar tarifação algumas, faz ligações por meio da videoconferência. Para usufruir desse programa é necessário ter a mesma aparelhagem citada para conseguir usar essa tecnologia por meio do sistema MSN.

A utilização desses serviços é simples, sendo que nos próprios sites você consegue ver passo a passo como fazer. Basicamente basta acessar a área restrita com seu login e senha e começar a se comunicar por meio desses portais eletrônicos. Se você ainda não faz uso dessa tecnologia aproveite que agora já sabe os locais que a fornece e faça uma vídeochamada.

Top