Como fazer vela de sete dias passo a passo

Como fazer vela de sete dias passo a passo

Aprenda como fazer vela de sete dias passo a passo! O material necessário para fazer a vela tem baixo custo, portanto, esse tipo de…

Por Isabella Moretti em 08/12/2015

Aprenda como fazer vela de sete dias passo a passo! O material necessário para fazer a vela tem baixo custo, portanto, esse tipo de artesanato é uma ótima maneira de conseguir lucro extra e aumentar a renda familiar!

Como fazer vela de sete dias passo a passo. (Foto Ilustrativa)

Como fazer vela de sete dias passo a passo. (Foto Ilustrativa)

O procedimento é simples e rápido. Para agregar ainda mais valor ao produto, vale pena acrescentar corantes, utilizar moldes de diversos formatos, fazer uso de essências e investir em embalagens bonitas, que valorizam e diferenciam as velas artesanais das velas comuns.

Veja também: Como fazer luminárias artesanais passo a passo

Como fazer vela de sete dias passo a passo

As velas são objetos místicos. Em grande parte das religiões ela representa o elemento fogo, que simboliza a ligação com o mundo espiritual. Por este motivo, são tão utilizadas durante orações, pedidos e rituais.

Mas também se acredita que quando acesas, as velas atraem energias positivas para o ambiente, tendo cada cor, um significado específico. As velas azuis, por exemplo, atraem sabedoria e harmonia, as rosas fortalecem o amor, a branca traz paz e a amarela auxilia na inteligência e no desenvolvimento da espiritualidade.

Essas velas se encarregam de atrair energias positivas. (Foto Ilustrativa)

Essas velas se encarregam de atrair energias positivas. (Foto Ilustrativa)

Já para os mais céticos, a vela de sete dias é utilizada apenas como objeto de decoração. Elas iluminam pequenos locais de maneira sútil e deixam o ambiente mais requinte e elegante. Além da aparência diferenciada, as artesanais contam com mistura de cores e são capazes de perfumar a casa.

Veja também: Sabonete artesanal para fazer em casa passo a passo

Como fazer vela de sete dias?

Para fazer as velas, será preciso os seguintes materiais:

  • 500g Parafina
  • Corante a base de água
  • Pavios parafinados
  • Essência de sua preferência
  • 25g de estearina
  • 50g Cera Micro
  • Termômetro
  • Colher de Pau
  • Moldes

1º Passo: Coloque em um recipiente a cera, a parafina e estearina. Misture com uma colher de pau em banho-maria (fogo ligado), sem deixar que atinja temperatura superior a 90 °C. O cuidado com a temperatura é essencial, já que a parafina é um produto inflamável e apresenta perigos ao ser exposta a uma temperatura maior que 180 °C.

2º Passo (Opcional): Após todos os ingredientes ficarem em estado líquido, adicione o corante e a essência. Dê preferência para essências bem concentradas. Desligue o fogo.

3º Passo: Coloque um palito de churrasco atravessado sobre o molde. Enrole uma ponta do pavio no palito e a outra ponta deve encostar-se ao fundo do molde. É importante que o pavio fique centralizado no molde.

4º Passo: Despeje a mistura líquida nos moldes. Proteja as mãos com luvas para evitar queimaduras.

A vela de sete dias pode ser usada em diferentes situações. (Foto Ilustrativa)

A vela de sete dias pode ser usada em diferentes situações. (Foto Ilustrativa)

5º Passo: Deixe os moldes sobre uma mesa e aguarde 24 horas. Tempo suficiente para a vela endurecer e poder ser desenformada com segurança, basta bater na base do molde para que ela desgrude e forçar com delicadeza para não quebrar ou danificar a vela.

6º Passo: Verifique a medida dos pavios, a ponta para ser incendiada, deve ter 2,5 cm. Para deixar a vela mais bonita, é possível fazer pinturas a mão. Uma boa opção é optar pela venda das velas já com o suporte.

Dica: Antes de comprar os moldes, verifique se eles possuem tamanho ideal para que a vela dure sete dias. O pavio parafinado e a estearina também prolongam a duração da vela, conforme indicado na receita, vale a pena utilizar.

Leia também: Como decorar com um toque artesanal

Agora que você já sabe como fazer vela de sete dias passo a passo, aproveite a técnica para inovar na decoração da casa e também para conseguir uma renda extra! Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre artesanato.

Top