Como fazer uma redação passo a passo

Como fazer uma redação passo a passo

Você sabe como fazer uma redação passo a passo ? Com as inscrições do ENEM chegando, muitas pessoas já começaram seus estudos para esta…

Por Redacao em 20/05/2015

Você sabe como fazer uma redação passo a passo ? Com as inscrições do ENEM chegando, muitas pessoas já começaram seus estudos para esta prova que é a principal forma de ingresso no ensino superior de diversas universidades do Brasil. Existem diversas dicas para a hora de fazer a redação, pois é preciso muita atenção e destreza para colocar todas as ideias em ordem e ter uma boa desenvoltura com as palavras do início ao fim do texto.

Confira: Enem 2015 saiba o que muda na prova deste ano

Como fazer uma redação passo a passo - A redação do ENEM 2015 tem um grande peso na nota e é extremamente necessário se sair bem nela (Foto: Divulgação)

Como fazer uma redação passo a passo

Como fazer uma redação passo a passo ? Ela pode ser começada de diversas maneiras, há pessoas que preferem começar pelo título ou preferem deixar por último depois da redação finalizada. Você pode também organizar uma espécie de roteiro do que vai ser falado, com tópicos e conclusão, para não perder a linha do pensamento.

A redação do Enem 2015 é dissertativa argumentativa, ou seja, nesse gênero o estudante precisa construir e defender seu ponto de vista. E o principal: precisa dar uma solução ao “problema” apresentado.

Algumas perguntas você pode levar na cabeça para a hora de construir a redação:

1. Qual o problema?
2. Por que se trata de um problema?
3. Quais as causas para tal problema?
4. Há alguma solução?
5. Como e por que colocar tal solução em prática?
6. Como essa proposta pode, de fato, resolver o problema?

Leia também: Enem 2015 datas inscrições e provas

Evite rasuras e capriche na letra (Foto: Divulgação)

Elas vão ajudar você a organizar o corpo do seu texto e a ter uma linha de raciocínio, pois é bem fácil se perder com vários argumentos surgindo no momento em que você elabora sua redação.  Após organizar os seus argumentos você pode fazer o seu rascunho ou ele pode ser esse esboço. Depois é importante revisar o texto e deixar tudo em ordem para passar a limpo.

Corrija a gramática e procure por todos os tipos de erros na sua redação. Avalie a coerência das ideias e saiba identificar alguma frase sem sentido ou necessidade. Sem falar das palavras que se repetem sem necessidade como por exemplo “É importante que as pessoas entendam que as pessoas não devem….” substitua por outros termos como por exemplo “elas”.

Estrutura da redação ENEM 2015

A estrutura da redação ENEM 2015 é composta por introdução – desenvolvimento – conclusão. Na introdução deve ser apresentada a sua tese principal. Os argumentos que vão explicar e defender seu ponto de vista estarão nos parágrafos seguintes.  Evite fazer rodeios. É recomendável que a tese seja exposta para direcionar a leitura e mostrar sua linha de raciocínio. Lembre-se de que na dissertação seus argumentos devem ser usados para convencer quem estiver lendo.

Leia mais: Enem 2015 novo valor e regras

Leia atentamente a proposta de redação para não fugir do assunto (Foto: Divulgação)

O desenvolvimento acontece nos dois ou três parágrafos depois da introdução.E é a partir do segundo parágrafo que você vai defender a tese apresentada na introdução. Defenda a sua tese apresentando ideias que a justifiquem, de forma consistente, e apresente seus argumentos.

Já na conclusão você deve retomar o que apresentou na introdução, de modo a reforçar o problema discutido até aqui. A diferença é que na conclusão, você apresentará soluções sobre as questões levantadas anteriormente.

Regras redação ENEM 2015

Fique atento as regras que podem anular sua redação (Foto: Divulgação)

Sua prova pode ser anulada se você:

  •  Apresentar o texto em branco;
  •  Apresentar um texto com até 7 linhas (não incluindo o título);
  •  Apresentar um texto que exponha uma clara intenção de anular a redação;
  •  Desrespeitar os direitos humanos;
  •  Apresentar texto que não desenvolva a proposta de redação, fugindo do tema ou não atendendo à estrutura textual cobrada na prova.

As redações Enem 2015 deverão ser realizadas em caneta de cor preta fabricada em material transparente. A redação deverá ser transcrita na “Folha de Redação” sem emendas ou rasuras. Os rascunhos e as marcações feitas pelos candidatos nos Cadernos de Questões não serão considerados válidos para a correção da redação.

Como fazer uma redação passo a passo? A melhor dica é praticar, fazer redações de diversos temas e pedir para algum professor ver se está dentro dos padrões do ENEM e qual nota você tiraria. Além disso, seguir nossas instruções de organização de ideias e estrutura do texto. Boa estudo!

Top