Como fazer uma decoração tropical

O tema tropical é capaz de inspirar a decoração e contribuir com a montagem de ambientes tipicamente brasileiros. Todos os elementos do verão passam…

Por Isabella Moretti em 28/12/2011

Sala de estar com estilo tropical.

O tema tropical é capaz de inspirar a decoração e contribuir com a montagem de ambientes tipicamente brasileiros. Todos os elementos do verão passam a ser ressaltados com a proposta de deixar os espaços quentes, agradáveis e charmosos. O estilo tropical pode influenciar tanto no visual das casas como da festa.

☰ CONTEÚDO

Cores

As cores quentes possuem destaque numa decoração tropical, com a finalidade de deixar o ambiente mais energizado e alegre. Os tons mais usados são amarelo, vermelho e laranja, porém nada impede o emprego de outras cores nas composições, como rosa, azul e verde.

As tonalidades tropicais se revelam capazes de indicar vibração e tornar o espaço decorado ainda mais quente. Algumas pessoas preferem trabalhar com uma proposta de decoração refrescante no verão, com cores mais leves, mas o efeito tropical trará a tona os tons mais fortes e víeis representantes da natureza.

Estampas

Estampa tropical.

Os desenhos e cores são capazes de destacar os principais elementos do estilo tropical, como é o caso das flores, folhas, coqueiros e araras. Tudo se apresenta de forma excêntrica e colorida, lembrando muito o clima praiano.

Ao trabalhar com estampas tropicais, o morador precisa ter bom-senso para não cometer exageros nas suas escolhas. O uso de papel de parede com motivos tropicais está fora de moda e não deve fazer parte da decoração residencial. No entanto, a estampa pode aparecer nos pequenos detalhes dos móveis e acessórios.

Móveis e acessórios

O calor tropical brasileiro vai influenciar de maneira sutil o visual da casa, mas os exageros devem ser contidos para não sobrecarregar os espaços e deixá-los cansativos. Em áreas sociais, como é o caso da sala de estar, os cuidados são redobrados para não extrapolar na hora da decoração.

Os móveis que exaltam o estilo tropical são coloridos, modernos e bem estampados. Apesar desta característica, recomenda-se que exista um contraste no ambiente em função do equilíbrio. Nas propostas modernas, os sofás não possuem estampas e o acabamento fica por conta das almofadas e puffs. O principal móvel estofado da sala pode se apresentar numa cor neutra ou vibrante, mas sem estampas.

O acréscimo de estampas na decoração fica por conta dos acessórios. Numa sala, por exemplo, o sofá recebe o belíssimo acabamento das almofadas tropicais e coloridas. Nas paredes brancas, experimente uma decoração com quadros repletos de cores e desenhos.

As cortinas devem inserir uma cor mais vibrante no cômodo, mas sem estampas. Para destacar ainda mais a ideia de natureza, aproveite o paisagismo investindo nas plantas ornamentais.

O verde também ajuda numa composição tropical.

Aproveite as dicas e inove a decoração da casa com o estilo tropical.

Top