Como Fazer Uma Declaração De Residência

PUBLICIDADE

A declaração de residência é um documento que gera muitas dúvidas na hora de ser elaborado e requer burocracia para tornar as informações dispostas consistentes. Todo cuidado é pouco na hora de declarar um imóvel, o proprietário precisa ficar atento ao conteúdo do documento e garantir a integridade do seu patrimônio.

Muitas pessoas desconhecem como fazer uma declaração de residência e acabam contratando um profissional especializado para esse serviço. Ao seguir um modelo já pronto o indivíduo provavelmente terá mais facilidade para montar o seu documento oficial e colocar as informações escritas de maneira formal, correta, compreensível.

A declaração de residência tem como finalidade certificar que o imóvel pertence ao indivíduo, por isso a sua elaboração é tão importante. O documento é o meio de o proprietário provar que possui casa própria e não vive a mercê das parcelas de aluguel. Quanto mais completa for a declaração, mais consistente ela parecerá aos olhos dos profissionais que avaliam esse tipo de documentação.

PUBLICIDADE

Quem está com dúvidas sobre como fazer uma declaração de residência deve conferir um modelo e seguir a risca o formato do mesmo para garantir e autenticidade do documento. No conteúdo da declaração é necessário que existam informações sobre nome, nacionalidade, estado civil, profissão, CPF, RG e endereço do imóvel. Lembre-se de não incluir excesso de dados ou dispensar informações importantes para declarar o imóvel da forma correta.

A comprovação de residência é algo feito para diferentes fins e por isso o documento de declaração é tão importante e útil para as atividades do proprietário de imóvel. Depois de montar o conteúdo em linguagem formal, com todos os dados dispostos e assinatura ao término da declaração, cabe ao proprietário do imóvel procurar um cartório para autenticar.

Depois de fazer a declaração para comprovar residência pela primeira vez, torna-se muito mais fácil montar outro documento com essa finalidade e fazer várias vias para apresentá-las quando solicitadas.

Confira a seguir um modelo de declaração de residência básico:

Eu, (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), declaro para os devidos fins que tenho residência e domicílio à (informar endereço), na cidade de (informar cidade e estado).

Por ser a expressão da verdade, firmo o presente para efeitos legais.

PUBLICIDADE

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)

(nome completo)

Testemunhas (duas assinaturas)

Leia também:

1 comentário

  • Pessoal.

    A Lei nº 6629, de 1979, ainda em vigor, define os documentos que devem ser utilizados como comprovante de residência.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.