Como fazer uma boa redação para o Enem 2015

Aprenda como fazer uma boa redação para o Enem 2015 e conquiste uma excelente nota nesta prova, que será realizada nos dias 24 e…

Aprenda como fazer uma boa redação para o Enem 2015 e conquiste uma excelente nota nesta prova, que será realizada nos dias 24 e 25 do mês de outubro. A redação será no segundo dia. Com menos de um mês para a avaliação, é essencial manter a calma e se preparar. Nós preparamos algumas dicas para você.

 

Como fazer uma boa redação para o Enem 2015 (Foto Ilustrativa)

 

Como fazer uma boa redação para o Enem 2015

A redação compõe a nota do Enem e deve ser realizada com muita atenção, pois tem que atender alguns critérios e competências estabelecidos. O modelo é o dissertativo-argumentativo e o candidato deve estruturar o tema com uma introdução, desenvolvimento e por fim, a conclusão. O aluno que vai prestar o Enem deve se atentar a escrita, as normas gramáticas da língua portuguesa, expor os argumentos de forma clara e objetiva, ser conciso e articular bem as ideias. A redação do Enem vale mil pontos.

Leia mais: Novas regras de redação Enem 2015

 

Como me preparar antes da redação do Enem 2015?

 

É essencial treinar e refazer provas anteriores (Imagem Ilustrativa)

Para fazer uma boa redação no Enem é preciso se preparar. Uma dica importante é estudar os possíveis temas, ler redações de anos anteriores que tiveram nota máxima, estar muito bem informado sobre os temas atuais pautados pela mídia, pois o domínio no assunto facilita o desenvolvimento de todo o texto, como também apresentar uma proposta na conclusão. Normalmente, o tema envolve questões polêmicas da atualidade, sociais ou ecológicas. Além da leitura, para conhecer o modelo da prova, é essencial se exercitar antes e fazer redações, simulando o dia da prova. É imprescindível fazer o máximo de redações possíveis observando os erros e buscando melhorar.

Leia Também:  Prova de exatas do Enem: assuntos cobrados

Saiba mais: Dicas de atualidades para quem vai prestar Enem 2015

 

Nos dias de prova do Enem 2015

 

Uma dica é fazer um rascunho antes de escrever a redação (Imagem Ilustrativa)

No dia da redação do Enem é necessário controlar a ansiedade e manter a calma. É importante ler com calma o tema proposto e o recorte em questão. O tema da prova do Enem se apresenta com recortes de notícias, textos, publicidades e charges. Por isso, leia tudo atentamente. Faça um rascunho com as suas principais ideias e com palavras-chaves a serem desenvolvidas. Após a formulação de ideias e pensamentos comece a escrever. Cuidado para não fugir do tema, pois esta é umas das causas de anulação da prova. Escreva com calma, mas fique atento ao horário.

Veja mais: 5 dicas para se dar bem na redação do enem

 

 

O que é avaliado na redação do Enem?

 

Veja as competência que são avaliadas na redação do Enem 2015 (Foto Ilustrativa)

É importante saber o que será avaliado e saber como fazer uma boa redação para o Enem 2015. Nesta prova serão avaliadas cinco competências, que são: o domínio padrão da língua portuguesa, a compreensão da proposta e aplicação de conceitos de outras áreas de conhecimento para o desenvolvimento do tema, interpretação de informações, (organização das ideias, coerência, coesão, opiniões e argumentos para a defesa do ponto de vista). Também, será avaliado pela banca de professores se o candidato elaborou a proposta de intervenção respeitando os direitos humanos e também, se demonstrou conhecimento linguístico na argumentação.

Seguindo todos esses critérios e dicas você pode ter sucesso na sua redação do Enem 2015. Agora você já sabe como fazer uma boa redação para o Enem. Boa sorte!

Leia Também:  Programa Ciência sem Fronteiras 2012: inscrições, bolsas de estudo

Top