Como Fazer um Currículo – Dicas e Modelos

PUBLICIDADE

Como fazer um currículo certo é a sua grande dúvida? Calma, pois vamos te ajudar nesse quesito. Saber como elaborar currículo é fundamental para conseguir aquela oportunidade que você tanto deseja, pois um currículo bem feito chama a atenção do recrutador e pode lhe colocar na lista dos selecionados para a entrevista de emprego. Por outro lado, um currículo mal feito, com erros de português e informações inúteis pode fechar todas as portas, acabando com as suas chances de participar das etapas seguintes da seleção.

Aprenda a fazer um excelente currículo (Foto: Divulgação)
Aprenda a fazer um excelente currículo (Foto: Divulgação)

Como fazer um currículo

As dicas para fazer currículo começam pela ortografia e os cuidados com a digitação. Preste atenção às regras básicas do português e não se esqueça de revisar o documento antes de enviá-lo. Se preciso, releia o currículo várias vezes.

Além disso, seja o mais objetivo possível. Para alguns especialistas, o ideal é que o currículo nunca ultrapasse duas páginas, ou seja, escolha bem o que você vai colocar no documento, priorizando aquilo que é importante.

PUBLICIDADE

Uma boa formatação de currículo pode conter tópicos como Dados Pessoais (nome, endereço e contatos), Objetivo Profissional (escreva de forma direta a sua posição de interesse, evitando colocar vários objetivos) e Histórico Profissional em ordem cronológica (do trabalho mais recente para o mais antigo, nome da empresa, cargo, mês e ano de entrada e saída e atribuições).

O que também não pode faltar no currículo é o seu Histórico Acadêmico (nome da instituição, curso e ano de formatura), Conhecimentos de Idiomas e Informática e espaço para Outras Informações (citar experiências internacionais e trabalhos voluntários, desde que tenham relação com o emprego).

Seja objetivo no seu currículo. (Foto: Exame/Abril)
Seja objetivo no seu currículo. (Foto: Exame/Abril)

Veja como vai ficar a estrutura do seu currículo:

  1. Cabeçalho com informações pessoas: Insira informações básicas como Nome e idade, Endereço completo, Telefone para contato e Email.
  2. Objetivo profissional: Você deve expressar seu desejo profissional, esse direcionamento à empresa é fundamental para que eles encaixe seu objetivo com a necessidade da empresa.
  3. Formação: Caso tenha formação completa na faculdade, coloque o curso e a instituição. Se está ainda cursa sua faculdade, insira a informação de qual semestre você está.
  4. Experiência profissional: Nesse item é interessante inserir apenas seus 3 últimos empregos com nome da empresa, cargo, tempo de serviço.
  5. Informações adicionas: Caso tenha feito algum curso complementar, eventos importantes na sua área é interessante inserir essas informações. Coloque apenas as mais relevantes, caso tenha muitas experiência.

Veja no vídeo abaixo como montar currículo pelo Word:

O que não deve ser colocado no currículo

Além de saber como fazer um currículo, também é importante saber o que não colocar no currículo. Nessa lista estão itens como:

PUBLICIDADE

– Pretensão salarial (a não ser que o empregador solicite).

– Fotos (mesmo caso acima).

– Números de documentos (CPF, RG, etc).

– Referências pessoais.

– Certificados de cursos realizados.

– Motivos de saídas de empregos anteriores.

– Título “Currículo” ou “Curriculum Vitae”.

– E-mail com apelido ou nome no diminutivo.

– Qualquer tipo de mentira.

– Assinatura e data.

Um bom currículo pode te abrir várias portas (Foto: vivoseudinheiro)
Um bom currículo pode te abrir várias portas (Foto: vivoseudinheiro)

10 erros comuns na hora de fazer um currículo

Montar um currículo para concorrer a uma vaga de emprego parece algo simples, até que se tenha que fazer mesmo. Na prática, muita gente consegue falhar em vários pontos isso pode deixar a pessoa bem distante de conseguir o trabalho que é tão desejado ou mesmo necessário.

Atenção, pois listamos aqui esses erros comuns que você pode evitar aí na hora de montar o seu. Confira as dicas para montar um bom currículo.

Dê atenção aos detalhes do seu currículo (Foto: Divulgação)
Dê atenção aos detalhes do seu currículo (Foto: Divulgação)

1) Detalhes desatualizados

Óbvio é, mas informações como telefone, e-mail, endereço ou mesmo sobre onde e o que está estudando, são esquecidas na hora de entregar o material numa vaga de trabalho. Acontece aí que a pessoa não consegue nem contato e ainda que tenha gostado do seu currículo, desiste pois nada pode fazer.

Deixe o seu currículo o mais transparente possível (Foto: Divulgação)
Deixe o seu currículo o mais transparente possível (Foto: Divulgação)

2) Dados ocultados

Não tenha medo de colocar sua data de nascimento, idade ou mesmo quando concluiu o ensino superior. Até pode existir um certo preconceito no mercado em relação a idade de profissionais, mas a verdade é que ser sincero é fundamental. Imagine ser contratado e ter que esclarecer depois esses detalhes?!

Cuide o seu português correto no currículo (Foto: Divulgação)
Cuide o seu português correto no currículo (Foto: Divulgação)

3) Erros de português

Recrutadores reparam em tudo e tudo realmente conta. Desde entregar um currículo amassado até uma boa presença numa entrevista de emprego. A verdade é que o erro de português é um erro comum e que acaba com qualquer possibilidade de contratação. Sempre que possível revise seu material, pesquisa na internet a grafia correta.

O seu currículo será sempre bem avaliado se seguir essas dicas (Foto: Divulgação)
O seu currículo será sempre bem avaliado se seguir essas dicas (Foto: Divulgação)

4) Excesso de informação

Tem currículo que assista e mais de duas páginas pode significar um não. O currículo é uma espécie de apresentação e nesses primeiros segundos de contato não é preciso contar sua vida toda. Priorize informações que tenham a ver com seus objetivos e cargos.

Não coloque documentos pessoais no seu currículo (Foto: Divulgação)
Não coloque documentos pessoais no seu currículo (Foto: Divulgação)

5) Uso de documentos pessoais

É comum as pessoas colocarem as fotos, mas é preciso ficar atento pois tem recrutador que não pede e não gosta que coloque. Agora, esqueça colocar números de documentos como CPF ou RG.

Mentiras no currículo não é nada inteligente (Foto: Divulgação)
Mentiras no currículo não é nada inteligente (Foto: Divulgação)

6) Não ser você

Acredite, impressionar não é nada bom. Portanto, não use palavras difíceis, mostre o que sabe e como é sendo direto, simples e sem muita frescura no seu currículo. Acredite, muitas pessoas não gostam de pessoas que forçam a barra.

Cuidado com o que você menciona no currículo (Foto: Divulgação)
Cuidado com o que você menciona no currículo (Foto: Divulgação)

7) Mentira

Cuidado com mentiras, pois elas realmente têm pernas curtas. Normalmente os recrutadores conseguem perceber informações falsas, seja por breve pesquisa do candidato ou mesmo na entrevista de trabalho. Portanto, seja verdadeiro para não ter problemas posteriormente.

A imagem do seu currículo conta muito (Foto: Ilustração)
A imagem do seu currículo conta muito (Foto: Ilustração)

8) Visual carregado

Cuidado para não montar um currículo muito moderno, todo colorido e enfatizando informações em caixa alta ou mesmo negrito. Esses exageros também comprometem sua presença na seleção de trabalho. Para evitar isso em caso de dúvidas, procure os modelos de currículos prontos.

Aprenda a fazer um currículo com qualidade e sem perder chances por erros bobos (Foto: Divulgação)
Aprenda a fazer um currículo com qualidade e sem perder chances por erros bobos (Foto: Divulgação)

9) Experiências desde o ensino médio a faculdade

Não precisa contar tudo o que passou desde quando concluiu o estudo, independentemente se for ensino superior ou médio. O currículo deve ser uma breve apresentação com informações relevantes ao cargo que você quer concorrer. Coloque sua formação e dois ou três cargos mais importantes que exerceu próximo daquilo que está buscando hoje.

Um currículo bem feito pode te abrir várias portas (Foto: Divulgação)
Um currículo bem feito pode te abrir várias portas (Foto: Divulgação)

10) Tamanho e formato do currículo

Cuidado ao escolher as fontes e tamanho das letras. Normalmente, o currículo possui alguns detalhes básicos, mas nada chamativo. Fonte 14 e Arial são os recomendados para deixar o material bem neutro. Lembre-se que jamais o currículo deve passar de duas páginas.

Essas dicas podem ser utilizadas tanto no currículo físico quanto no currículo virtual. Este último possibilita muitos recursos, inclusive a trabalhar muito bem o visual do material, porém é preciso usar o bom senso e evitar exageros.

Na prática, você precisa usar essas mesmas recomendações no seu site com informações relevantes e bem selecionadas para que você possa se apresentar de forma clara e objetiva.

Oportunidades de Emprego

Após entender como você deve montar seu currículo, agora é a hora de procurar boas oportunidades. No mercado de empregos ainda existem empresas com necessidade de funcionários em algumas áreas. Para que você possa aproveitar essas oportunidades melhor acesse os links abaixo:

Leia também:

4 Comentários

  • como posso fazer um currículo

  • o que e hptt/ quer peder no curriculo

  • adorei as dicas, m ajudaram muito

  • Gostaria de tirar algumas dúvidas alguém poderá me responder????

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.