Como fazer um bom estágio?

Isabella Moretti 14/04/2016 Vagas Estágio e Trainee

Veja como fazer um bom estágio e dar início a uma carreira de sucesso. Essa experiência profissional, que costuma ser o primeiro contato do jovem com o mercado de trabalho, deve ser levada a sério e aproveitada ao máximo.

O estágio contribui muito com o currículo. (Foto Ilustrativa)

O estágio contribui muito com o currículo. (Foto Ilustrativa)

O estágio, de nível médio, técnico ou superior, nada mais é do que um trabalho que visa a aprendizagem, portanto, o estudante tem a chance de colocar em prática todos os conhecimentos que adquiriu em sala de aula, contando com as orientações de profissionais mais experientes.

A duração máxima de um programa de estágio é de dois anos e a jornada de trabalho não pode ultrapassar 6 horas por dia. Para participar, é preciso ter no mínimo 16 anos de idade, além de estar matriculado e frequentando um curso.

O estagiário tem direito a receber uma remuneração mensal pelo seu trabalho, também conhecida como bolsa-auxílio. A empresa também pode conceder benefícios como vale-transporte, vale-alimentação e convênio médico, mas não é obrigatório.

Como fazer um bom estágio?

Você não sabe como fazer um bom estágio e aumentar as suas chances de efetivação na empresa? Então veja a seguir algumas dicas de ouro para conseguir uma oportunidade e se destacar entre os outros estagiários:

Tenha em mente o que as empresas procuram

Fique de olho no que as empresas estão procurando. (Foto Ilustrativa)

Fique de olho no que as empresas estão procurando. (Foto Ilustrativa)

As empresas buscam estudantes que tenham flexibilidade para trabalhar e conhecimentos de informática. Disponibilidade para trabalhar, interesse por desafios e bom relacionamento em grupo também são fatores que pesam no recrutamento.

Procure o CIEE mais próximo

O Centro de Integração Escola-Empresa, presente em todo o país, contribui com o ingresso de muitos jovens no mundo do trabalho. Para disputar uma vaga de estágio CIEE 2016, basta fazer o cadastro do currículo pela internet ou procurar a unidade mais próxima para se inscrever pessoalmente.

Conheça bem a empresa

Ao ser contratado como estagiário, o estudante deve conhecer tudo sobre a empresa. Vale a pena conversar com profissionais experientes e levantar informações sobre os negócios da organização. O ideal é não se limitar ao ambiente de trabalho, mas sim buscar conhecer um pouco de todas as áreas. Esse conhecimento aumenta muito as chances de uma efetivação.

Tenha interesse em aprender e contribuir com a empresa. (Foto Ilustrativa)

Tenha interesse em aprender e contribuir com a empresa. (Foto Ilustrativa)

Esteja preparado para aprender e colaborar

Ao ingressar na função de estagiário, o estudante precisa estar preparado para aprender ao máximo com os profissionais mais experientes da empresa. Ele também deve levar para o mercado de trabalho os conhecimentos atualizados que adquiriu na escola ou na faculdade.

Seguindo as dicas de como fazer um bom estágio, você vai conseguir estrear no mercado de trabalho com uma atuação brilhante. Esse será o primeiro passo para uma trajetória profissional de sucesso.

 

Outros artigos

Bradesco NET Empresa

05/04/2019

Bradesco NET Empresa

Um grande banco que já atua no mercado há anos e conta com um grande número de clientes super satisfeitos com o seu serviço é o Bradesco. O banco está a sua disposiç...

Empregos em Juquitiba

30/07/2011

Empregos em Juquitiba

Confira algumas vagas de emprego e também oportunidades de trabalho que estão abertas na cidade de Juquitiba, localizada no estado de São Paulo: Vaga de emp...

Vestidos para formatura 2014: 30 fotos

24/01/2014

Vestidos para formatura 2014: 30 fotos

O vestido de formatura 2014 é, sem dúvidas, um dos trajes mais importantes da vida de uma mulher, pois ele representa a roupa escolhida para marcar uma passagem impo...