Como fazer um abajur personalizado

O abajur é um item recorrente na decoração. Além de ser um elemento decorativo de grande efeito, ele também contribui com a iluminação indireta…

O abajur é um item recorrente na decoração. Além de ser um elemento decorativo de grande efeito, ele também contribui com a iluminação indireta de um ambiente.

O abajur personalizado adquire charme e exclusividade. (Foto:Divulgação)

Personalizando um abajur

As técnicas artesanais podem ser colocadas em prática para personalizar um abajur. Com este trabalho, é possível transformar a aparência de uma peça antiga e monótona, isto é, convertê-la em um objeto de destaque na decoração.

Confira a seguir o passo a passo para personalizar um abajur:

Materiais: cúpula armada, base de abajur (incluindo soquete, fio e lâmpada), tecido, tesoura, régua, espátula, fita com bordado sianinha, fita de gorgorão decorada, cola quente, pincel número vinte,cola branca, botões diversos e fita métrica.

Como fazer?

1. Para saber o quanto de tecido será usado, meça a circunferência da cúpula do abajur. Deixe dois centímetros de tecido sobrando para o acabamento.

É necessário encapar a cúpula com tecido. (Foto:Divulgação)

2. Após fazer as marcações, corte o tecido no tamanho ideal para vestir a cúpula.

3. Use um pincel para aplicar cola branca na cúpula. Em seguida, aplique o tecido de forma reta e uniforme. Esta colagem deve ser feita por faixas para não enrugar ou manchar.

4. Use uma espátula para esticar o tecido e tirar os amassados. Esconda as sobras de tecido embaixo da cúpula.

5. Depois de encapar a cúpula, o próximo passo é decorar. Passe cola quente na borda do abajur e em seguida cole a fita com bordado sianinha. A borda aposta pode decorada com fita de gorgorão. A aleatoriedade das peças deixa o resultado bem interessante.

6. Faça a decoração da cúpula com botões forrados, fixando-os em duas fileiras bem rentes.

A decoração do abajur é feita com fitas e botões. (Foto:Divulgação)

7. Espalhe os botões com diferentes estampas na cúpula e cole.

Leia Também:  Como saber se um homem quer um relacionamento sério

8. A base do abajur também pode ser personalizada com fitas.

O abajur na decoração

Considerado um objeto versátil, o abajur pode ser usado na decoração de qualquer ambiente. Sua luz é caracterizada pela suavidade e faz aquilo que a iluminação do teto não é capaz de fazer.

No mercado, é possível encontrar muitos modelos de abajures, que variam principalmente com relação à cúpula e ao material de fabricação. Algumas versões mais modernas são capazes de criar diferentes efeitos estéticos.

Para escolher o abajur ideal, é importante determinar qual a função que o objeto vai desempenhar no cômodo. Se a intenção é a leitura, então a lâmpada precisa ser um pouco mais forte. Caso o morador queira favorecer o aconchego, então o ideal é uma iluminação mais fraca e difusa.

O abajur oferece muitas possibilidades na decoração, ou seja, permite valorizar a estética de diferentes estilos, como clássico, romântico e moderno. O morador também pode personalizar a luminária em casa para torná-la mais charmosa e exclusiva.

Top