Como Fazer Tinta Para Impressora

As pessoas utilizam cada vez mais a impressora e com esse uso recorrente fica bem difícil comprar o cartucho de impressão, afinal custa no…

Por Redacao em 12/04/2016

As pessoas utilizam cada vez mais a impressora e com esse uso recorrente fica bem difícil comprar o cartucho de impressão, afinal custa no bolso. Porém, tem muita gente apostando na reutilização desses cartuchos fazendo a chamada tinta caseira para a impressora.

Saiba fazer tinta caseira para impressora (Foto: Exame/Abril)

Saiba fazer tinta caseira para impressora (Foto: Exame/Abril)

Receita de tinta para impressora: passo a passo

A composição química foi escrita em um artigo do engenheiro Hernán Murúa. Todas as tintas que usamos nas impressoras possuem ao menos 3 componentes fundamentais para você fazer tinta caseira para impressora, como o que chamamos de veículo, aditivos e tingentes. Para cada sugestão de corante, você tem a mistura ideal. Confira como fazer a tinta:

Agora, é preciso ir para o modo de preparação da mistura:

Pegue um recipiente de plástica e coloque 810 ml de água deionizada quente, mais 50 gramas de corante e misture os dois componentes até que o corante dissolva.

Depois é preciso adicionar 20 ml de álcool isopropílico e misturar os três componentes até não haver resíduos e ficar homogêneo.

Agora, é só adicionar as 120 ml de dietileno glicol e misturar novamente os componentes. Depois disso, deixe descansar por cerca de 1 hora. Antes de usar você precisa coar o líquido com uma camada de algodão, passando por esta peneira agora você pode usar a tinta.

Comprar cartucho sai caro quando o uso é recorrente (Foto: Exame/Abril)

Comprar cartucho sai caro quando o uso é recorrente (Foto: Exame/Abril)

Riscos de fazer uma tinta caseira para impressora

A verdade é que os modelos atuais de marcas como Epson, HP e tantas outras, não permitem mais a reposição da tinta e para impedir isso usam o sistema de chip. Porém, quem faz isso pode realmente colocar o funcionamento da impressora em risco, então, tome cuidado.

Posso usar a tinta caseira em todas as impressoras?

Não, somente nos modelos mais antigos é possível usar. Nos mais modernos, a compra de um novo cartucho deve ser feita.

Tinta caseira para impressora é fácil de fazer (Foto: Exame/Abril)

Tinta caseira para impressora é fácil de fazer (Foto: Exame/Abril)

Qual a duração da tinta caseira?

Varia bastante de acordo com a quantidade de impressão. Na formula que passamos acima você terá cerca de 1 litro da tinta que quiser e se usar poucas vezes, poderá ter o produto por alguns meses.

Impressoras modernas não permitem reutilização do cartucho (Foto: Exame/Abril)

Impressoras modernas não permitem reutilização do cartucho (Foto: Exame/Abril)

Onde armazenar a tinta caseira para impressora

O ideal é armazenar a tinta em um local fresco, sem muito calor e nem muito frio. Quem se atenta a este detalhe consegue conservar bem o produto. Vale reforçar que assim como os cartuchos novos, esses reutilizados devem ser embalados em plásticos para manter a qualidade e não ressecar.

Top