Como Fazer Serviços Bancários pela Internet

Utilizar os serviços bancários pela Internet é uma opção muito prática que já foi adotada por muitos brasileiros. O fato de poder resolver o…

Por Redacao em 03/08/2011

Utilizar os serviços bancários pela Internet é uma opção muito prática que já foi adotada por muitos brasileiros. O fato de poder resolver o pagamento de contas, transferências de dinheiro e outras transações sem a necessidade de enfrentar fila, a uma distância de alguns cliques é uma facilidade que agrada a muitos. No entanto, ainda existe muitos clientes que não se sentem seguros para acessar sua conta bancária pelo computador.

Para os dois perfis de clientes, a dica é a mesma: garanta a segurança do seu acesso. Apesar do investimento contínuo que as instituições bancárias fazem em seus sistemas de segurança, ainda existem muitos oportunistas que enxergam nos serviços bancários pela Internet uma ótima opção para cometer fraudes. Para garantir que sua conta permaneça em segurança, listamos algumas dicas primordiais para acessar sua conta pelo computador. Veja só:

Computador em dia: antes de acessar o site do banco, verifique se o seu antivírus está atualizado. Este procedimento garante que a máquina não seja invadida por vírus que coletam seus dados e te dá a oportunidade de saber quando o site acessado representa uma ameaça. Por este mesmo motivo, o ideal é usar sempre o seu computador ou de alguém confiável para acessar o site do banco. Computadores públicos, como os disponibilizados em lan houses e telecentros, podem ser uma ameaça para a sua segurança.

Olho vivo para os detalhes: alguns testes simples podem garantir um acesso seguro: minimize a tela e veja se o teclado virtual também será minimizado; se ele permanecer do mesmo tamanho, saia do site. Além disso, verifique, ao entrar no site, se o mesmo possui um ícone de cadeado no canto inferior direito. Clique duas vezes sobre o ícone e espere uma janela com informações sobre a autenticidade do site aparecer. Caso isso não aconteça, o site é pirata.

E-mails falsos: muitas vítimas de fraudes bancárias relatam que caíram em golpes famosos, como as mensagens de e-mail, supostamente enviadas pelo banco, que possuem links para verificar alguma pendência. Em geral, os bancos não enviam este tipo de mensagem e os links contidos nestes e-mails redirecionam o usuário para um site idêntico ao que é acostumado a usar. Quando receber um e-mail suspeito, apague-o de sua caixa de entrada antes mesmo de abri-lo.

Senha: alguns especialistas recomendam que o usuário digite a senha errada no primeiro acesso. Se o site for confiável, uma mensagem de erro deve aparecer imediatamente. Além disso, é aconselhável trocar a senha de acesso periodicamente.

Acompanhamento: esteja sempre atento para as movimentações em sua conta corrente, este é o primeiro passo para saber se alguma coisa fugiu do controle. Em caso de dúvidas sobre qualquer crédito ou débito irregular, entre em contato com o banco imediatamente para esclarecimentos.

Comportamento: para manter seu computador em segurança, evite entrar em sites que pareçam arriscados, assim como fazer downloads de arquivos não certificados, e procure sempre utilizar programas e sistemas operacionais originais, para evitar qualquer tipo de vulnerabilidade em sua máquina.

Top