Como fazer sabão caseiro?

PUBLICIDADE

Quer saber como fazer sabão caseiro? Antes de mais nada, o sabão caseiro é uma excelente opção para você que deseja economizar e deseja preservar a natureza com o reaproveitamento de garrafas pet, vidros de alimentos e óleo de cozinha.

Assim, como fazer sabão caseiro de óleo de cozinha usado não é a única forma, vamos te ensinar várias receitas com ingredientes diferentes. Dessa maneira, use as nossas ideias de como fazer sabão caseiro para reciclar com produtos de alta qualidade.

Além disso, aproveite para limpar a sua casa e até mesmo lavar as suas roupas e colocar o sabão caseiro na lava louça. Então, continue a leitura para conferir as receitas!

PUBLICIDADE

Sabão em barra

Nesse caso, você precisa de receita de sabão caseiro para fazer uma limpeza profunda na cozinha completa ou banheiro de sua casa? Portanto, faça você mesmo seu sabão caseiro utilizando óleo de cozinha usado e evite que esse produto seja despejado na pia de forma errada.

Assim, acompanhe o passo a passo da receita de sabão caseiro e proteja o meio ambiente dos produtos industrializados. Antes de você começar a receita de como fazer sabão caseiro, separe alguns equipamentos de segurança e proteção como luvas, máscara e óculos.

Agora, confira abaixo os materiais necessários de como fazer sabão caseiro com óleo:

  • Separe 5 litros de óleo de cozinha usado (Lembre-se de coar);
  • Reserve 1kg de soda cáustica;
  • Ferva 5 litros de água;
  • Adquira um balde com material grosso e resistente;
  • Para moldar o sabão, reserve bandeja de plástico, assadeiras de metal ou diferentes recipientes forrados com papel manteiga;

Passo a Passo: Como fazer sabão caseiro em barra com óleo

Primeiramente, no balde você deverá colocar a soda cáustica e adicionar lentamente a água fervendo. Após esse primeiro passo, mexa até a soda cáustica dissolver por completo. Depois, junte o óleo e continue com movimentos contínuos na mesma direção para que o sabão caseiro não coalhe.

PUBLICIDADE

Faça esse processo até a consistência ficar mais pastosa para despejar nos moldes. Então, deixe o produto secar por 24 horas para você conseguir cortar do tamanho desejado e desinformar.

Além disso, como fazer sabão caseiro com óleo utiliza soda cáustica você precisa evitar o excesso desse produto para que não prejudique a sua pele. Portanto, para armazenar o sabão caseiro, dê preferência a embalagens ou recipientes hermeticamente fechados como potes ou latas.

Sabão líquido

Por fim, a receita de sabão líquido é muito usada para lavar roupas na máquina de lavar ou no tanque, mas você pode aproveitar o produto para realizar uma limpeza geral em toda a sua casa.

Dessa maneira, para fazer um produto de ótimo rendimento e qualidade, confira como fazer sabão caseiro líquido com poucos ingredientes e de baixo custo. Lembre-se que você pode acondicionar a receita de sabão líquido em garrafas plásticas ou pet para usar na lava e seca depois.

Veja quais são os ingredientes para a receita de sabão líquido de óleo e álcool:

PUBLICIDADE
  • Separe 2 litros de óleo de cozinha usado e coado;
  • Ferva dois litros de água;
  • Reserve 20 litros de água em temperatura ambiente;
  • ½ kg de soda cáustica em escamas;
  • 2 litros de álcool;

Passo a Passo: Como fazer sabão líquido de óleo e álcool

Antes de mais nada, no balde, misture a soda cáustica e o álcool, acrescentando lentamente o óleo. Mexa até a mistura ficar homogênea. Deixe descansar por 30 minutos e depois coloque 2 litros de água fervendo. Dissolva o conteúdo e despeje mais 20 litros de água na temperatura ambiente.

O sabão líquido caseiro por ser diluído em água é utilizado para lavar piso de madeira, azulejos e louças. Uma vez que fazer sabão líquido caseiro rende muito, você pode reaproveitar as embalagens de produtos industrializados para armazenar.

A produção do sabão de álcool é muito rápida porque você pode misturar os ingredientes diretamente na garrafa, dispensando o uso de baldes. Como fazer o sabão caseiro de álcool demora alguns dias para ficar pronto, busque fazer a receita a cada 7 dias para não faltar o produto.

Então, o que achou das receitas de sabão? Deixe nos comentários.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.