Como fazer palestras dinâmicas

Como fazer palestras dinâmicas

Como fazer palestras dinâmicas? – Essa é uma dúvida bastante comum entre os palestrantes que desejam crescer na carreira e assinar novos contratos. Muitas…

Por Isabella Moretti em 02/04/2015

Como fazer palestras dinâmicas? – Essa é uma dúvida bastante comum entre os palestrantes que desejam crescer na carreira e assinar novos contratos. Muitas pessoas não gostam de assistir palestras porque acham uma experiência chata e cansativa, no entanto, já existem algumas táticas de apresentação que ajudam a driblar esse problema.

Como fazer palestras dinâmicas. (Foto: Divulgação)

O mercado de palestras está em crescimento e oferecendo muitas oportunidades para quem entende do assunto. A cada dia, surgem novos profissionais querendo ganhar a vida com suas apresentações e isso também acaba intensificando a concorrência. Quem consegue se destacar como palestrante profissional recebe mais de 6 mil reais cada vez que sobe ao palco para se apresentar.

Para se tornar um palestrante de sucesso e superar os concorrentes, muitos profissionais estão buscando formas de tornar as palestras mais dinâmicas, envolventes e interessantes. São muitas as ideias que circulam no mercado e abusam de técnicas inovadoras.

Veja também: Palestras gratuitas do Sebrae sobre negócios

Como fazer palestras dinâmicas

Separamos algumas ideias de como fazer palestras dinâmicas. Confira:

Faça uma dinâmica no início da palestra

O palestrante pode iniciar a sua apresentação com alguma dinâmica, que seja capaz de envolver as pessoas do auditório e gerar curiosidade. Na hora de definir a atividade, certifique-se de que ela tem alguma relação com o tema da palestra.

Envolva a audiência com dinâmicas. (Foto: Divulgação)

Escolha três pessoas para interagir

Defina três pontos de atenção na plateia (no centro, na esquerda e na direita). Em cada área, escolha uma pessoa. Ao longo da sua apresentação, você pode interagir diretamente com esses espectadores ou usá-los como exemplos no seu discurso.

Utilize recursos audiovisuais

Uma forma de tornar a apresentação mais dinâmica e envolvente é utilizando recursos de audiovisual. Trabalhe com vídeos, músicas e imagens que tenham a ver com o conteúdo da palestra. Ao selecionar o conteúdo, lembre-se de que o objetivo é chamar atenção e gerar interesse.

Abuse de exemplos práticos

Use exemplos práticos ao falar. (Foto: Divulgação)

Traga para a sua palestra alguns exemplos práticos, como cases de sucesso relacionados ao tema. Também é interessante o palestrante compartilhar as suas experiências como profissional.

Confira: Como ser palestrante – 06 dicas que vão te ajudar nessa Profissão

Seja criativo

Que tal uma teatralização na palestra? Ou o uso de alguma fantasia? Existem muitas ideias criativas que podem ser colocadas em prática para captar a atenção da audiência. No entanto, antes de trabalhar com a criatividade, veja se o perfil do público combina com a interação escolhida.

Seja bem humorado

Não seja tão sério. (Foto: Divulgação)

O segredo de uma palestra cativante está no uso do humor na dose certa. Para que a sua fala não se torne monótona, conte alguns acontecimentos engraçados e arranque sorrisos do público. Tome cuidado para não fugir do tema central da apresentação ou fazer piada de mal gosto.

Leia mais: Como montar palestras: 5 dicas para montar uma palestra motivante

Siga as nossas dicas de como fazer palestras dinâmicas e garanta uma boa apresentação no evento.

Top