Como fazer óleo de coco para o cabelo

O uso de óleos naturais para a beleza tem sido uma febre. Em geral, eles são ótimos para os cabelos, a pele e, em…

O uso de óleos naturais para a beleza tem sido uma febre. Em geral, eles são ótimos para os cabelos, a pele e, em alguns casos, para a saúde, quando são consumidos, via oral. O óleo de coco surgiu com inúmeras promessas e, rapidamente, tornou-se um dos mais vendidos. Os benefícios do óleo de coco são muitos. Além de contribuir com a beleza dos cabelos e da pele, ele também foi apontado como uma poderosa arma contra as gordurinhas a mais. Existe até mesmo uma dieta com óleo de coco, com a qual se pode perder até 4 kg em 15 dias. O fato é que não é necessário adquirir este tesouro apenas em lojas de cosméticos ou produtos naturais. É possível fazer o óleo de coco para o cabelo, em casa. Aprenda, a seguir.

Do coco comum, é possível extrair o óleo (Foto: Divulgação)

Receita de óleo de coco caseiro – 1ª etapa

O óleo de coco caseiro pode ser feito muito facilmente, embora exija um pouco de paciência. Para a receita, basta comprar o coco comum em supermercados. Uma unidade rende, em média, 30 ml ou 40 ml de óleo puríssimo. Caso queira mais óleo, basta usar mais cocos.

Primeiramente, quebre o coco e separe as partes brancas da casca escura interna. Em seguida, corte tudo em pequenos cubos.

Leve ao liquidificador e acrescente água. Não é necessário exagerar. Basta que a água cubra o coco. Bata tudo, durante alguns minutos. Se achar que está muito sólido, acrescente mais um pouco de água.

Use as mãos e a peneira para extrair o máximo possível de líquido (Foto: Divulgação)

Após bater bastante, verifique se o coco está bem raladinho e se água está bem branca. Desligue e coe a mistura, usando uma peneira. Se achar necessário, use uma colher para apertar a massa e extrair o máximo de água possível. Vale a pena usar as mãos.

Leia Também:  Ofertas CeC porcelanato, pisos e azulejos

Após coar bem, leve a uma panela, de preferência antiaderente. Agora, iremos para a segunda etapa da receita de óleo de coco caseiro.

Óleo de coco caseiro – 2ª etapa

A segunda etapa da receita caseira de óleo de coco consiste em ferver o líquido, coado anteriormente. A intenção é que, com o calor do fogo, a água presente na mistura se evapore, totalmente. Ao final da fervura, o óleo será extraído, naturalmente.

Leve a panela ao fogo, mexa apenas uma vez e deixe ferver. Não é preciso mexer mais. Esta fase poderá durar até 40 minutos. Se possível, deixe em fogo médio.

Você deverá verificar, de vez em quando, como está o líquido fervente. Quando estiver próximo do final, uma massa branca irá grudar no fundo da panela. É normal.

O óleo sairá puro e translúcido (Foto: Divulgação)

A massa branca irá grudar cada vez mais, diminuindo. Ao mesmo tempo, você perceberá que o óleo de coco puro e natural começará a aparecer, na panela. Ele deve ser transparente, mas também poderá ficar um pouco amarelado.

Quando você perceber que já se acumulou todo o óleo no fundo da panela e que a massa branca está grudada e quase seca, desligue o fogo. Basta transferir o óleo para um recipiente e esperar que esfrie.

Atenção: neste momento, pode ser que o óleo fique com uma massa fina e esbranquiçada, sobre ele. É como se ele ficasse bifásico. Se isso acontecer, espere 12 horas, no mínimo. Ao final deste tempo, a massa estará mais firme e o óleo poderá ter se transformado num líquido viscoso. Separe e massa e leve-a de volta ao fogo, repetindo o procedimento. A água viscosa deverá ser descartada.

Leia Também:  Dicas para usar salto agulha

O óleo caseiro de coco não precisa ser armazenado na geladeira. Também não existe uma data exata de validade. Use-o nos cabelos, na pele ou até mesmo na alimentação, pois esta receita extrai uma substância puríssima e natural.

Top