Como fazer o cálculo IMC

Manter a saúde em dia ou se ver livre do excesso de gordura, é o desejo das pessoas que se preocupam com o bem-estar…

Manter a saúde em dia ou se ver livre do excesso de gordura, é o desejo das pessoas que se preocupam com o bem-estar do corpo. No entanto, tem uma questão que passa despercebida por parte de muita gente. Estamos nos referindo à quantidade de gordura no corpo, algo que tem gerado inúmeros problemas. Certamente, se estivermos mais atentos, poderemos, facilmente, lidar com e jamais comprometer a saúde.

A forma correta para verificar a quantidade de gordura no corpo é através do ICM, Índice de Massa Corporal. O método é muito simples e bastante preciso, visto que tem a capacidade de identificar a quantidade de gordura e mostrar se você está ou não acima do peso ideal. Este procedimento é muito utilizado por profissionais de saúde como médicos, enfermeiros e clínicas de estética, para certificar o quanto o paciente deve ganhar ou perder, em termos de gordura. Posteriormente, são definidos quais os alimentos devem ser prioritários no cardápio diário e quais nutrientes você precisa deixar de consumir.

Mas, qualquer pessoa pode medir o ICM do seu corpo. Para fazer o cálculo, você deve dividir a sua altura ao quadrado. Os valores para algumas idades estão definidos em tabela e os mesmos são:

– Peso normal com ICM entre 20 a 24;

– Excesso de Peso com IMC entre 25 a 29;

– 18,5 abaixo do peso ideal;

– Obesidade com IMC entre 30 a 35;

– Super obesidade com IMC superior a 35.

Tratando-se da obesidade, todos sabem que ela é um vilão e risco para a saúde, desencadeando doenças como alterações dos hormônios, Cancro, Síndrome do Ovário, dor lombar, problemas cardíacos e do sistema respiratório, dentre outros. Veja no exemplo que se segue como fazer o cálculo de seu ICM. Exemplo: Para quem tem um peso de 60 Kg e possui altura de 1,67m, o cálculo deve ser feito da seguinte forma:

Leia Também:  Saiba o que deve ser levado em conta antes de uma cirurgia plástica

= IMC = 60 ÷ 1,67²

= IMC = 60 ÷ 2,78

= IMC = 21,5

Com este tipo de cálculo, você saberá exatamente quanto de massa corporal tem e se está acima do peso ou com o peso ideal. Salientamos que a fórmula acima possui um padrão internacional. Por isto, é válida em qualquer lugar ou país que  esteja. Agora, o resultado final deve ser comparado à tabela mencionada neste artigo. Voltando ao exemplo, uma pessoa que tem 60 Kg e possui altura de 1,67m está em situação normal, abaixo ou acima do peso?! Muito bem, o peso da pessoa está normal.

Caro leitor, os cuidados com a sua saúde jamais devem ser esquecidos. Mesmo com tanta correria, a sua saúde é algo prioritário, para ter qualidade de vida. Que tal verificar o seu IMC? Acesse o link  http://como-emagrecer.com/calculo-de-imc.html e verifique!

 

 

 

Top