Como fazer nota fiscal para empreendedor

Querendo saber como fazer nota fiscal para empreendedor? Você veio ao lugar certo, pois vamos explicar, na matéria a seguir, quais procedimentos tomar para…

Querendo saber como fazer nota fiscal para empreendedor? Você veio ao lugar certo, pois vamos explicar, na matéria a seguir, quais procedimentos tomar para emitir o documento fiscal.

Como fazer nota fiscal para empreendedor (Foto: Divulgação)

O Micro Empreendedor Individual (MEI) é uma opção interessante para os pequenos empresários, que ganham até R$ 60.000,00 por ano, já que tem alguns benefícios em relação à tributação e à burocracia, quando comparado com outros tipos de empresas.

Entre os benefícios do MEI está a nota fiscal, já que de acordo com a lei, o empreendedor incluído nesta categoria fica dispensado da emissão do documento fiscal nas vendas e prestações de serviços para pessoas físicas, sendo obrigado a emitir a NF apenas nas vendas e serviços prestados às pessoas jurídicas.

Como ser um microempreendedor individual

Assinatura digital: como fazer

Como fazer nota fiscal para empreendedor

A nota fiscal para MEI pode ser solicitada na prefeitura ou na Secretaria de Fazenda do estado, dependendo da atividade (Foto: Divulgação)

No caso dos MEIs que trabalham com a prestação de serviços, a nota fiscal para empreendedor deve ser tratada junto à prefeitura da cidade em que o pequeno empresário está registrado.

Para fazer um bloco de notas fiscais, o empreendedor deve procurar a Secretaria de Finanças do município e solicitar a Autorização para Impressão de Documentos Fiscais (AIDF). Com essa autorização em mãos, basta procurar uma gráfica e mandar imprimir o bloco.

Já para quem trabalha com as atividades de comércio ou indústria (venda de produtos), a nota fiscal MEI deve ser solicitada na Secretaria da Fazenda do estado em que o empreendedor é registrado. Basta ir ao órgão e pedir a AIDF, seguindo os mesmos procedimentos citados acima para imprimir o talão de nota fiscal.

Leia Também:  2 via de conta CEMAR

Os procedimentos podem variar conforme a cidade/estado, mas de maneira geral, são semelhantes aos caminhos mencionados.

Nota fiscal avulsa e nota fiscal eletrônica

O microempreendedor individual também pode solicitar a nota fiscal avulsa (Foto: Divulgação)

Para quem precisa de nota fiscal empreendedor individual, mas não quer comprar o bloco, a alternativa é solicitar a nota fiscal avulsa MEI, que normalmente é gratuita para os empreendedores e, em algumas cidades, pode ser emitida via internet.

Nesse caso, procure a Secretaria Municipal de Finanças ou a Secretaria da Fazenda do seu estado, conforme a atividade (prestação de serviços ou venda), para saber como emitir a nota fiscal avulsa. Há também a opção da nota fiscal eletrônica MEI, emitida via internet e oferecida em algumas cidades (procure orientação junto aos órgãos).

Em caso de dúvidas sobre como fazer nota fiscal para empreendedor, procure a Secretaria de Finanças do seu município ou a Secretaria da Fazenda do seu estado.

Top