Como fazer maquiagem oil free: passo a passo

Nesta época do ano, as mulheres sofrem demais para conseguirem manter o rosto bonito e sequinho, por mais tempo. A maquiagem insiste em derreter,…

Nesta época do ano, as mulheres sofrem demais para conseguirem manter o rosto bonito e sequinho, por mais tempo. A maquiagem insiste em derreter, acumulando-se nas dobrinhas da pele e, muitas vezes, chega a desaparecer. Além do suor, a pele também libera mais óleo, durante verão, devido às glândulas sebáceas. Para quem já tem a pele oleosa, o problema é muito maior. Entretanto, com a escolha correta de produtos modernos, é possível fazer com que seu make fique sequinho, por mais tempo. Veja como fazer uma maquiagem oil free.

Mesmo que a pele seja oleosa, é preciso usar o hidratante correto, antes da maquiagem (Foto: Divulgação)

Preparar a pele para maquiagem oil free

O preparo da pele para maquiagem oil free é, como em qualquer outro tipo de maquiagem, muito importante. Apesar do calor ou na oleosidade, não se pode dispensar o uso de hidratante, pois ele irá devolver água à pele, ainda que ela secrete óleo. Procure por produtos classificados como “toque seco”, “regulador de sebo” ou “efeito matificante”. Quanto mais fluida e leve a sua textura, melhor. Limpe a pele com uma loção adstringente, tonifique-a e aplique o hidratante.

Assim que o rosto estiver bem seco, é hora de aplicar um bom primer. Este produto tem feito maravilhas pelas mulheres, pois ele minimiza os poros, uniformiza a pele e evita a oleosidade na maquiagem, por mais tempo. Você pode escolher entre as versões transparentes ou com cor. Os BB Creams também são boas apostas, pois funcionam como base, protetor solar e alguns ainda controlam a oleosidade.

O uso de pincéis evita oleosidade (Foto: Divulgação)

Para uma maquiagem que não derrete, também vale a pena investir em uma boa base, de preferência com efeito matificante, que são bem comuns, hoje, no mercado. Aplique-a com um pincel achatado, evitando tocar a pele, pois isso estimula a oleosidade.

Leia Também:  Uso de antibióticos em bebês pode provocar obesidade

O pó facial é o responsável por tirar o brilho oleoso da pele, principalmente após os outros produtos. Prefira a versão translúcida, que tira o brilho, sem modificar a cor da pele. Se você tem pele oleosa, porém sem manchas, prefira dispensar o uso de base a aplique o pó fácil com cor, diretamente. Tenha cuidado, no entanto, se tiver muitas rugas, pois o pó as evidencia mais.

Blush, batom e sombras para maquiagem oil free

Prefira a versão em pó para o blush, pois as versões cremosas fixam menos, além de precisarem de mais retoques. Se não for usar um iluminador, aposte em um blush com leve toque perolado. Se escolher um produto sem brilho, aplique após ele um pouco de iluminador.

A maquiagem para o calor também deve receber iluminador, pois ele irá tirar o efeito artificial do rosto, causado pela ausência total de brilho. Prefira, também, as versões em pó. Aplique nas têmporas e um pouco acima das maçãs do rosto, após o blush, com um pincel.

Batom cremoso dá brilho à maquiagem matificada (Foto: Divulgação)

As sombras para pele oleosa também devem ser em pó, pois as cremosas costumam se acumular nas dobrinhas da pele. Para que durem mais, aplique um pouco de primer para olhos, antes. Os cílios devem receber máscaras à prova d’água.

Finalmente, os batons podem ser cremosos ou mate. Se o rosto estiver bem iluminado, aposte no acabamento mate. Se, ao contrário, estiver muito matificado, use um batom cremoso e não dispense o lápis para lábios, pois ele evita que o produto escorra ou se acumule nas linhas da boca.

Top