Como fazer Luminária Artesanal: Passo a Passo

Élida Santos 05/04/2013 Artesanato

A decoração da casa faz toda a diferença e muitas vezes determina características do ambiente. Quem gostaria de investir em algo para repaginar alguns cômodos da residência não precisa gastar muito, ainda mais se utilizar materiais descartáveis. As pessoas que estão pensando em deixar o ambiente mais iluminado podem investir em luminárias artesanais. Confira a seguir algumas dicas para construir esse tipo de item.

Leia mais sobre: Luminárias artesanais: passo a passo para fazer

 

Aprenda a fazer um abajur artesanal (Foto: Divulgação)

Vídeo que ensina a fazer luminária artesanal

Para fazer a sua luminária artesanal você precisará dos itens abaixo:
– Cúpula para abajur;
– Uma garrafa de vidro (bonita);
– Tesoura;
– Tecido;
– Linha agulha;
– pedaço de juta;
– Cola quente;
– fio de energia, lâmpada, e plugin de energia;

Agora, assista o vídeo abaixo para aprender o passo a passo desse artesanato.

Saiba mais sobre: ABajur na decoração: dicas, fotos

 

Luminária de lacre de latinhas (Foto: Divulgação)

Luminária feita com lacre de latinhas

Para fazer essa luminária separe muitos lacres de latinhas, pelo menos uns 100. A ferramenta principal será um alicate. Também é necessário comprar um suporte de ferro, daqueles que você coloca vasos, por exemplo. No meio da estrutura coloque um soquete para instalação da lâmpada. Também é possível achar armações de abajur em estrutura metálica que pode ser reaproveitada em sua casa mesmo ou em lojas de materiais usados.

Aperte o lacre com um alicate (Foto: Divulgação)

1° passo: Dobre levemente o lacre. Você deve encaixar um lacre no outro para formar a luminária.

Prenda os lacres da luminária (Foto: Divulgação)

2° passo: A primeira carreira de lacres você deve prender no suporte do abajur artesanal. Use o alicate para auxiliar nesse processo.

Faça mais fileiras com lacres (Foto: Divulgação)

3° passo: Após concluir a primeira carreira, comece a fazer a segunda. Você precisa cortar um lado do lacre (o lado maior), abrir um pouco e encaixar esse item em dois outros lacres. Depois que estiver encaixado, aperte com o alicate para prender o lacre.

Luminária finalizada (Foto: Divulgação)

4° passo: Na última carreira de lacres de latinhas vá passando os itens e prendendo-os na parte inferior do suporte. Agora está pronto seu abajur artesanal.

 

Algumas pessoas investem em luminárias somente com garrafas transparentem de vidro, com luzes de árvore de Natal em seu centro. Fica muito bonito também e bem criativo. Solte a imaginação e crie a sua luminária.

Outros artigos

Vôos Para Petrolina PE

02/05/2011

Vôos Para Petrolina PE

Vôos Para Petrolina PE: Preparamos essa matéria com o intuito de trazer importantes informações para vocês caros leitores que pretendem realizar uma inesquecív...

Baús na decoração: dicas, fotos

17/02/2012

Baús na decoração: dicas, fotos

Os baús foram muito utilizados por séculos pelos viajantes, que transportavam os seus pertences neles. Em filmes, os baús ficaram famosos por conterem valiosos tesou...

Dicas para decorar festa de carnaval

01/02/2013

Dicas para decorar festa de carnaval

O carnaval é uma festa tradicional no Brasil. As pessoas costumam aproveitar a folia assistindo os desfiles das escolas de samba, participando de blocos carnavalesco...