O CPF é entregue pelos Correios em sua residência (Foto: Divulgação)
O seu CPF está ilegível, ou pior, foi roubado ou está em algum canto da sua casa que você não tem a menor ideia? Então é melhor correr para emitir um documento novinho em folha. A Receita Federal, o Banco do Brasil, os Correios e a Caixa Econômica Federal faz a emissão da segunda via de CPF. Quando o documento ficar pronto, não é necessário voltar no local onde você fez a solicitação para emiti-lo novamente, basta aguardar, pois ele será encaminhado para o endereço informado na data da solicitação, por meio dos Correios.
Não precisa se preocupar, com possíveis extravios. Para que o documento seja entregue é necessário que algum morador apresente o RG para o carteiro e assine o documento que comprova o recebimento. Se não tiver ninguém em casa, os Correios realizará mais três tentativas de entrega, caso não obtenha sucesso o cidadão receberá um aviso de entrega, para que possa retirar o documento na agência dos Correios. A pessoa terá 15 dias para buscá-lo, depois desse prazo o CPF volta para o órgão expedidor.
É possível emitir a segunda via do CPF no Banco do Brasil (Foto: Divulgação)
Para a segunda via do documento, é necessário obviamente ter tido a primeira via do documento, que deve constar nos registros da Receita Federal. Para que não haja problemas, é solicitado que o cidadão leve algum outro documento que conste o número do CPF na hora de solicitar a segunda via. A pessoa pode levar a CNH ou até mesmo o RG, que em muitos casos possui o número CPF no verso do documento. Só pode solicitar a segunda via do documento a pessoa portadora do CPF ou o cidadão que possuir uma procuração especifica para isso, devidamente assinada pelo portador do documento.
Os Correios também emitem o CPF (Foto: Divulgação)
É obrigatório o RG original para a emissão da segunda via do CPF. Além do RG é preciso apresentar o título de eleitor original, sendo a 1ª via. Também é preciso comprovante de endereço original, sendo conta de água, luz, telefone ou comprovante de conta bancária que conste o endereço da pessoa. Em posse de toda documentação basta se dirigir aos locais de emissão. Caso o documento não chegue em sua residência no prazo indicado pela Receita Federal, que é em média de 15 dias, entre em contato com o local onde foi realizada a emissão do CPF.